A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vem acompanhando as vazões e os níveis dos seus principais reservatórios durante o atual período de chuvas ocorridas nas bacias hidrográficas.
A afluência (água que entra) ao reservatório de Sobradinho (BA) é de 2.400m³/s e a defluência (água que sai) fica em torno de 800 m³/s, conforme programação prevista. O volume útil do referido reservatório atingiu 3%.
A redação da redeGNL, apurou que Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem a expectativa de que as chuvas elevem o nível de Sobradinho para 63% do volume útil, até abril, final do período úmido. A última vez que Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade foi no ano de 2009.
As condições hidrológicas atuais são de normalidade.
A vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó também foi alterada desde o início de mês de março, e funciona com os seguintes valores:
De segunda a sexta-feira será praticada defluência média diária modulada de 1.080 m³/s, com os seguintes limites: vazão de 790 m³/s no período de 0h às 10h; vazão de 1.360 m³/s entre 10h e 22h; e vazão de 850 m³/s no período de 22h às 24h.
Sábados, domingos e feriados será praticada defluência média diária de 800 m³/s. Excepcionalmente, para atendimento à demanda eletroenergética, poderá ser realizada operação com modulação, preservando-se os limites de vazão acima descritos.
A defluência média semanal na usina hidrelétrica de Xingó (AL/SE) foi de 1.000m³/s do meio do mês de janeiro e até o final de fevereiro devido à redução da geração eólica no Nordeste e da necessidade de atendimento das demandas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O alerta é para que os ribeirinhos não ocupem as margens do Rio São Francisco.
RedeGN