O deputado Roberto Carlos (PDT) inseriu na Ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, MOÇÃO DE PESAR, pela morte do jornalista e contabilista Humberto Nobre Sardeiro de Juazeiro. O parlamentar apresentou a seguinte justificativa no sentido de cooptar apoio dos demais pares para a sua aprovação: Dono de uma inteligência privilegiada e de uma aura extremamente positiva que cativava a todos, nos deixou no último dia 19.02.2013, o jovem jornalista e contabilista Humberto Nobre Sardeiro.Aos 53 anos, acometido de doença renal, teve parada cardiáca pós-operatória e posteriormente um AVC.
Humberto Sardeiro provou que nunca é tarde para recomeçar na vida. Estava sempre se renovando, com a mente aberta que sempre teve, dizia: “o conhecimento, uma vez conquistado ninguém pode tirá-lo de nós”. Com muito esforço, sempre pela força do trabalho, Humberto Sardeiro galgou em vida, através do conhecimento, posições de destaque na sociedade e fez notável trabalho na área da comunicação,contribuindo decisivamente para a consolidação da imprensa escrita no Vale do São Francisco. Homem que não gostava de holofotes, sempre esteve nos bastidores,estudando, orientando, formando profissionais, investindo em tecnologia, em novos conhecimentos para o, então, Jornal de Juazeiro. Muito antes porém, nos anos 70/80 com o irmão Paganini Nobre Mota, dava os primeiros passos no jornalismo, “carregando” literalmente o jornal nas costas pois, o periódico era impresso em Feira de Santana a cada três meses, depois dois meses,tornando-se mensal já nos anos 80, depois quinzenal, semanal, bi-semanal, tri-semanal e, por último, diário.Humberto Sardeiro esteve em todos esses estágios, fez história!
Em Juazeiro, foi diretor da ABI – Associação Baiana de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia. Na política deu também sua contribuição nas administrações e na Câmara de Vereadores onde foi assessor.Já depois dos 40 anos, voltou à Faculdade, desta vez cursou Contabilidade e tornou-se contabilista de referência, atuando como controlador interno de administrações públicas em Prefeituras, Câmaras de Vereadores e empresas privadas.
Deixou esposa, filhos, neto, irmãos, sobrinhos, companheiros de luta na arte de comunicar no jornalismo e uma plêiade de amigos que o guardarão na saudade dos grandes homens. Em meu nome, da minha família, dos correligionários do PDT, da Sociedade Desportiva Juazeirense e todo meu gabinete, que integram a lista dos amigos que Humberto Nobre Sardeiro fez aqui na terra,o abraço fraterno, desejando que o Pai Criador, o tenha acolhido na sua imensa paz, amor e misericórdia. Dê-se conhecimento desta Moção aos familiares em Juazeiro, notadamente os que fazem o jornal Diário da Região, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia, a ABI-Associação Baiana de Imprensa, Câmara de Vereadores de Juazeiro e à imprensa em geral.