O governador Rui Costa assinou na manhã desta segunda-feira (27), na Largo da Saúde, em Salvador, a ordem de serviço para pavimentação e requalificação de vias nos bairros da Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó. O objetivo das obras é fortalecer o turismo e melhorar a qualidade de vida no Centro Antigo de Salvador (CAS), por meio de um conjunto de obras de intervenções.
Durante a cerimônia, Rui Costa informou que solicitará à empreiteira responsável pela obra que priorize a utilização de mão de obra de pessoas que vivem no CAS. “Uma obra como esta gera emprego nessa cidade. Tenho a obsessão por gerar emprego em Salvador. Em qualquer lugar do mundo, o que sustenta um centro histórico como este é a movimentação econômica”, defendeu.
A obra, dividida em cinco lotes, começa imediatamente pelo Lote 3, que prevê a requalificação e pavimentação de 84 vias nos bairros de Nazaré, Saúde, Santo Antônio e Tororó. Com prazo de execução de 18 meses, esta etapa terá investimento de R$ 26 milhões, resultado de parceria com o governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, serão contempladas 200 vias, perfazendo um total de R$ 123 milhões. As melhorias serão executadas sem alterar as características do patrimônio histórico.
O projeto prevê que as vias e os passeios desnivelados e danificados sejam substituídos por novas calçadas em concreto lavado e detalhes em granito, com todos os itens de acessibilidade como rampas de acesso, piso podotátil direcional e de alerta, além de ciclofaixas.
Fonte: Bahia Notícias