Por Luzete Nobre/ SAAE
Mais de 45 funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que operam o sistema de abastecimento de água no interior do município, participaram na manhã desta quinta-feira (27) de palestra promovida em parceria com o Sest/Senat.
Temas como segurança do trabalho, identificação, manuseio e conservação dos equipamentos de proteção individual e proteção coletiva, utilização de forma adequada do cloro para o tratamento de água foram apresentados. As orientações foram repassadas pelos técnicos em segurança do trabalho do SAAE, Valneilson da Silva, do Sest/ Senat, Felipe de Souza, e pelo chefe da Estação de Tratamento de Água do SAAE, Ivanildo Carvalho.
O chefe da Estação de Tratamento lembrou aos funcionários sobre a necessidade de verificar o lacre e a tampa do balde de cloro utilizados no processo, para que este não contenha vazamentos, “já que no interior o tratamento da água é diferente”, observou Ivanildo Carvalho.
Orientações sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletivo também foram reforçados pelos instrutores durante o treinamento. “É preciso conservar corretamente os equipamentos e utilizá-los somente para sua finalidade. Com isso, garantimos a saúde e a segurança do trabalhador”, lembrou Felipe de Souza, técnico do Sest/ Senat.
Segundo o chefe de divisão do interior do SAAE, José Inaldo do Nascimento, o órgão tem buscado oferecer, constantemente, encontros que possibilitem a troca de conhecimento e atualização técnica dos funcionários.
Na avaliação dos funcionários, momentos como este são fundamentais para esclarecer as dúvidas que envolvem a rotina de trabalho. “Esse é o momento de tirar nossas duvidas, de nos atualizarmos. Todos aqui sabemos da importância de utilizar os equipamentos de proteção porque trabalhamos com máquinas e imprevistos podem ocorrer”, falou o operador do sistema de água do distrito de Juremal, Raimundo José dos Santos.