Da Redação

Teve início ontem (30), uma ação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para conscientizar a população sobre o malefício que o óleo de cozinha jogado nos esgotos da cidade traz para o meio ambiente e os serviços de abastecimento.
Estão sendo realizadas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), visitas à estabelecimentos comerciais de Juazeiro como restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias e postos de lavagem para ressaltar a necessidade e a importância da colocação da caixa de gordura, como medida para minimizar os dados provocados pela prática da poluição.
O objetivo das visitas é explicar a cada usuário sobre os benefícios desse do equipamento tanto para o meio ambiente como para os serviços prestados pelo SAAE. “Constantemente temos problemas de entupimento nas redes coletoras de esgoto, porque na maioria das vezes os usuários jogam resíduos e objetos indevidos. Com esse trabalho de conscientização queremos diminuir os transtornos causados à população”, observou o diretor do SAAE, Joaquim Neto.
De acordo com o técnico do SAAE, Wilson Alves, a caixa de gordura evita que o óleo jogado se solidifique nas tubulações. “A caixa retém a gordura antes de entrar na rede coletora, realizando um pré-tratamento do esgoto, evitando as obstruções da rede coletora. Diretamente estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destacou.
A partir dessa medida todos os projetos hidráulicos de novas construções na cidade deverão incluir a caixa de gordura na rede de esgoto do imóvel. Já nos estabelecimentos que já possuem o equipamento será feita observações para que a manutenção do mesmo aconteça de forma correta.
Os usuários dos serviços do SAAE que tiverem dúvidas sobre como instalar a caixa de gordura em sua residência ou empresa podem ligar para (74) 8846-3234.








