Há três meses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem operacionalizando o sistema das adutoras do Periquito e Jacaré, que fazem parte do ‘Programa Água para Todos’, no distrito de Itamotinga, a 92 km de Juazeiro. Nesta terça-feira (11) o diretor da autarquia, Joaquim Neto, o gerente da divisão do interior, José Inaldo do Nascimento e o supervisor Marcondes Barros estiveram visitando algumas das localidades atendidas pelas adutoras.
O sistema de abastecimento de água do Periquito possui 36 mil metros de tubulação e contempla as comunidades de Olho D’água, Croa, Periquito, Lagoa do Atalho, Riacho da Puba e Baraúna. Já a adutora do Jacaré possui 15 mil metros e atende as localidades de Jacaré, Projeto Assentamento Cercado, Corredeira e Fazendas circunvizinhas.
De acordo com a presidente da Associação da Comunidade de Periquito Maria Neuza de Souza Santos, a adutora está beneficiando 400 famílias com água tratada. “Antes tínhamos que ir pegar água no canal, era muito sofrimento. Hoje com a chegada da adutora, estamos muito felizes e satisfeitos. A comunidade agradece ao SAAE por colocar o sistema para funcionar”, relatou Maria Neuza.
A moradora do Projeto Assentamento Cercado, Govina Nascimento de Souza, fala da satisfação em ter água na sua residência. “Não tem coisa melhor do que abrir as torneiras e ver o líquido precioso, principalmente nessa época que o calor é muito grande”, agradeceu Govina, que reside a três anos na localidade.
Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, a adutora chegou num bom momento. “Sabemos da grande estiagem que ocorreu nos últimos anos e o órgão tem trabalhado para amenizar o sofrimento das comunidades. Estamos preocupados em levar conforto à população do interior, mas é preciso que haja uma mudança de comportamento nas pessoas, pois essa água é para o consumo humano”, destacou Neto.