Para poder atender e garantir o abastecimento de água em alguns pontos da cidade, durante boa parte do dia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro vai utilizar-se de ‘manobras’ em alguns bairros, entre eles, Pedra do Lorde, Quidezinho, Palmares I e II, Expedito Nascimento, Quidé e os Condomínios Assunção de Maria, Country Clube, Terra dos Sonhos e Colina do Rio. Essa medida se deve ao crescimento da cidade e ao número expressivo de ligações clandestinas que vêm sendo identificadas pelo órgão em alguns bairros da cidade, como o Quidé e Jardim Vitória, em virtude do crescente número de invasões.
De acordo com o engenheiro do SAAE, José de Oliveira, muitas das ligações clandestinas identificadas nessa área foram puxadas da adutora principal que fica na Pedra do Lord com capacidade para 220 mil/litros. “Esse é o fator principal e mais prejudicial no fornecimento de água da nossa cidade. Com essas ligações clandestinas, o reservatório que levava pouco mais de duas horas para encher faz o trabalho em mais de três horas”, explicou o engenheiro. As manobras nessa região irão ocorrer entre as 5h e 11h da manhã, porque segundo explicou Jose de Oliveira, o bairro Palmares II está no ponto mais elevado em relação ao reservatório.
Investimentos
O aumento em 40% na oferta de água na cidade proporcionado pela atual gestão só foi possível com a aplicação de recursos na compra de novos equipamentos. Entre eles, a aquisição de 13 novos filtros para a ETA; duas novas estações modulares; substituição das redes de canos de ferro por tubulação em PVC em algumas ruas da cidade; aquisição de bombas e mais 14,5 mil de canos de 150 e 300 mm para melhorar a captação, tratamento e distribuição de água; construção de adutora para atender aos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, João XXIII, Dom Tomaz e Pio XI; adutora para o bairro João Paulo II, duplicando a capacidade de abastecimento para a localidade; adutora com 3.450m de tubulação do bairro Piranga ao Antônio Conselheiro para atender aos novos conjuntos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida; aquisição de caminhão hidrojateador, sete motocicletas, um novo Flutuante na captação de água, com capacidade de 277,77 litros por segundo; e construção de redes coletoras de esgoto.
Ainda este ano o SAAE vai adquirir uma nova estação modular com seis filtros e construirá uma nova adutora de 400 milímetros de diâmetro no trecho entre a Estação de Tratamento de Água, até a Estação de Piranga.