Poesia, teatro, artesanato, literatura de cordel, caminhada, exposições, danças e música, marcaram o dia 18 de maio no município de Sobradinho. A iniciativa inovadora reuniu cerca de seis mil pessoas, na realização do Projeto Sábado Cultural, da Prefeitura de Sobradinho, através das Secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Turismo, Cultura e Esporte.
Na programação, uma grande caminhada, que contou com a participação dos moradores do município, mobilizou o sábado dos sobradinhenses no Dia Nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Integrantes de movimentos sociais, funcionários públicos e a comunidade civil, marcharam em direção a Praça Sete de Setembro. De acordo com a Secretária da Seads, Fernanda de Cássia Berti, as atividades em torno do tema, vêm sendo realizadas ao longo desta semana, com palestras nas escolas. “Esse é mais um sinal de alerta que a prefeitura está dando à população sobradinhense, a fim de que juntos, possamos eliminar de vez essa terrível prática criminosa tão presente na sociedade” alertou Fernanda.
Após a caminhada, o público presente pode apreciar a culminância do Projeto Caatinga, implantado pela Secretaria de Educação desde o início de abril deste ano que visa conscientizar alunos e a comunidade local sobre a importância desse bioma na vida de todos os habitantes do território do semiárido brasileiro. “Conhecer a caatinga é preciso para tornarmo-nos pertencentes a ela. Somente assim, passaremos a amá-la e a respeitá-la. Como educadores e educandos nossa missão é a disseminar a sua importância para a auto-sustentabilidade dos homens do território brasileiro”, explicou a secretária de educação Ducilene Kestering.
Durante as exposições dos projetos realizadas pelas escolas do município, o público presente pôde apreciar, também, a primeira edição do Projeto Sábado Cultural com a feira de Arte e Artesanato e apresentações culturais. “Uma extensa programação cultural foi elaborada para o público, enquanto apreciam peças produzidas por artesãos e artistas da cidade”, Disse a Secretária da Setuc, Rita de Cássia Araújo.
O projeto Sábado Cultural é um mix de cultura, um projeto multiárea onde acontecem apresentações artísticas de cinema, de música e teatro, além de exposição de artesanato. “Levar às ruas a produção cultural, transformando Sobradinho em um espaço de convivência artística. Essa é a proposta do projeto organizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Setuc”, expõe o prefeito Luiz Vicente Berti.
Exposições, intervenções urbanas, performances, exibições de filme, apresentações de música, teatro e dança, entre outras atividades, integram a agenda cultural do Projeto.