Dois esportes distintos, um na água e outro em terra. Participantes empolgados em ambos e público em grande expectativa. Assim foi o último sábado (13), com os eventos “Passeio de Caiaque pela Ilha do Fogo” e “Campeonato Interbairros”, realizados pela Prefeitura, através da Superintendência de Esportes.
O Passeio de Caiaque pela Ilha do Fogo foi realizado às 15 horas e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Homens, mulheres e crianças colocaram os caiaques na água e remaram, saindo da Orla II até a Ilha do Fogo, onde foi possível dar uma parada para usufruir a ilha e descansar os braços. Logo depois deram a volta até chegar ao lugar da partida. Alguns estavam entrando em um caiaque pela primeira vez, como a jovem Mariana Gonzaga.
O namorado de Mariana, Marlon Miranda, sempre pratica o esporte náutico junto a seus amigos da academia. “Quando eu soube que ia ter esse passeio hoje, chamei Mariana e ela gostou da ideia”, completa Marlon. “Eu estou gostando! Acho que realizar um passeio desses é bom porque incentiva mais a prática de esportes, além de ser um esporte diferente e nos proporcionar uma vida mais saudável”, ressaltou Mariana.
Durante o passeio, a Marinha do Brasil estava atenta a cada movimento que acontecia dentro da água para que tudo ocorresse com segurança. Também os participantes estavam usando coletes salva-vidas e um barco da Comissão Organizadora acompanhava os caiaques, levando frutas e água para os participantes.
O gerente e coordenador de Esportes do Município, José Carlos Santana e Joacir Oliveira, respectivamente, comemoraram o êxito do evento. “Nós fizemos o passeio porque já estava planejado no Calendário Esportivo. A ideia surgiu para homenagear o rio São Francisco e aconteceria no dia do seu aniversário, mas tivemos que adiar por conta das eleições”, disse Joacir. “Nós não tínhamos nenhuma ação que aproveitasse o potencial do rio. Juazeiro é uma cidade ribeirinha e tem um potencial turístico grande, em virtude do rio São Francisco e aí nós pensamos nesse passeio. A ideia agora é desenvolver outras modalidades aquáticas. Queremos agradecer a todos que foram nossos parceiros aqui, principalmente a Marinha e a Arca Sports, que já são imbuídas na defesa do rio”, concluiu Santana.
Campeonato Interbairros
E na programação esportiva do sábado ainda tinha futebol. Era a final da 12ª edição do Campeonato Interbairros que acontecia no campo do Veneza, no Bairro João XXIII, às 16h, onde o time João XXIII foi o campeão após o empate de zero a zero na decisão contra o Tabuleiro. No primeiro jogo, que aconteceu na quadra do Tabuleiro, o João XXIII havia vencido a partida por 2 a 0, o que lhe favoreceu a vencer a grande final, mesmo sem marcar gols.
De acordo com o superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, desde 2009 a competição ficou mais disputada. “Nesse período sempre tivemos campeões diferentes (Alto da Maravilha, Vila Tiradentes, Alto do cruzeiro, Piranga, Antônio Guilhermino e João XXII). Esse fato ocorreu, principalmente, devido à mudança que fizemos inscrevendo apenas o atleta de cada bairro na equipe”.
O Campeonato de Futebol Interbairros foi resgatado em 2009, após uma paralisação em 2008 – que aconteceu por falta de investimento até a Prefeitura resgatar e fortalecer o campeonato. O Interbairros movimentou a cidade durante os sábados, sempre às 15h30, aquecendo a economia dos bairros e promovendo a integração da comunidade e a prática esportiva.
“Em 2014 tivemos a participação de 22 bairros e os finalistas fizeram por merecer. Esse é o sexto campeonato que a gestão do prefeito Isaac carvalho realiza consecutivamente, mostrando o compromisso com o esporte e respeito com os desportistas. Realmente a realização do evento é uma festa distribuída pelos bairros participantes”, conclui Gilberto Pacheco.
Fonte: ASCOM SEDUC
O troféu de campeão foi entregue pelo deputado estadual eleito nas últimas eleições, Crisóstomo Lima (Zó).




