
A festa acabou e dá até pena de guardar por um ano aquele enfeite lindo de Natal. Arrumar onde acomodar todos os itens que você comprou também não é tarefa fácil. Pensando nisso, ouvimos arquitetos, designers e decoradores sobre como aproveitar os badulaques de Natal na decoração do ano todo.
Se os papais e mamães Noéis, as renas e os bonecos de neve não cabem num décor tropical, o mesmo não se pode dizer de outras ‘figuras’ natalinas como anjos e estrelas:
– Eu adoro anjos! Eles ficam lindos na decoração e podem ser usados muito além do Natal. Este ano, fiz alguns com formatos inusitados que podem ser reaproveitados ao longo do ano na decoração. Uns são sachês perfumados que, além de deixar a árvore de Natal cheirosa, podem ser utilizados dentro de gavetas. As roupas ficam com um cheirinho ótimo! Para quem tem criança em casa, o item faz mais sentido ainda e decora lindamente o cantinho dos pequenos – afirma a designer Flavia Carrano.
Segundo a decoradora Amelinha Amaro, da Divino Espaço Boutique Décor, o grande truque é buscar enxergar os objetos além da função original:
– Você pode usar uma guirlanda como cento de mesa ou uma peça para o aparador. Vale mudar as peças de lugar, misturá-las a outros objetos (novos ou não), mudar a cor… – sugere ela.
A designer Odete Carvalho, da Toque Objetos, lembra que os aparelhos da mesa podem ser úteis o ano todo:
– As bobeches douradas, por exemplo, ficam lindas em castiçais de vidros que compõem a mesa de jantar ao longo do ano. Além disso, os próprios castiçais também podem ser aproveitados muito além do Natal. Copos, pratos e talheres de cores natalinas misturados com peças de outras cores são reaproveitados em outros aparelhos de jantar – afirma Odete.
Agora, sem dúvida, o que definitivamente passou a ter lugar no décor o ano todo foram os pisca-piscas. Seja na varanda, como luminárias de cabeceira (deixa o ambiente aconchegante) ou em quartos de crianças, onde a peça oferece um efeito lúdico além de oferecer maior conforto visual para bebês. Também ficam ótimas quando enroscadas dentro de potes, servindo de abajur, em balõezinhos geométricos e varais de origamis ou flores iluminadas, sugere a designer de interiores e artista plástica Analu Guimarães, do escritório Na Lupa Design:
– Podemos reaproveitar as luzinhas de Natal embaixo de prateleiras ou dentro de nichos fazendo todos os efeitos cênicos que as fitas de LED hoje fazem, porém, gastando menos. O importante é que sejam todas da mesma cor. As lâmpadas coloridas geram efeitos interessantes apenas para decoração de festas temáticas.
Para a arquiteta Babi Teixeira, o grande truque é fazer o contrário, ou seja, usar objetos do dia a dia como enfeites de Natal:
– Adoro decorar a árvore com objetos de viagens. Isso remete ao lado sentimental e faz com que os moradores da casa relembrem momentos especiais sempre que passarem por ali. Outra coisa que gosto muito é usar materiais naturais na decoração de Natal – completa.
O arquiteto Chicô Gouvêa também é adepto da prática de usar objetos triviais como enfeites de Natal. A árvore dele é feita de uma estrutura metálica mesclada com plantas brasileiras artificiais como bromélias, vitórias régias, suculentas e cactos.
– A iluminação foi comprada no Quadrado de Trancoso com flores de PET e aves brasileiras bem grandes. Essas guirlandas, depois, têm os mais variados usos, em varandas, estantes, escadas – explica ele.
Fonte: Ela Decoração/O Globo






