Com o tema ‘Nós Protegemos Nossas Crianças e Adolescentes’, a campanha de carnaval realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) busca a proibição de vendas de bebidas alcoólicas, o fim da exploração sexual e trabalho infantil. A campanha segue até o dia três de março em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco.
A ação conta com a parceria do CREAS regional, do Conselho Tutelar, Polícia Militar e do Centro de Orientação e aconselhamento em DSTs. “A campanha está relacionada à proteção das crianças e dos adolescentes, focando na proibição da venda de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos, reforçando o combate ao abuso sexual e ao trabalho infantil”, explica a psicóloga do CREAS do município, Anny Shirlley.
Segundo a psicóloga, a campanha de carnaval encerra dia três de março, mas essas ações vão acontecer o ano inteiro. “O objetivo maior é que a campanha chegue de forma clara à população e que esse diálogo seja realizado continuamente, que não seja apenas na campanha, mas durante todo o ano. Que as pessoas se sensibilizem contra esse tipo de violação”, afirma.
O CREAS está investindo em panfletagem, colagem de cartazes, palestras e utilizado os meios de comunicação para que toda a população de Salgueiro seja alcançada. A campanha teve início no dia 18 de fevereiro com entrevistas nas rádios locais e palestras nas escolas.
A psicóloga alerta, por exemplo, sobre a punição para quem comercializa ou fornece, ainda que gratuitamente, bebidas alcoólicas para menores. “No artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quem cometer esse tipo de violação pode ter pena de detenção de 2 a 4 anos ou multa se não for constituído como crime grave”.
G1 Petrolina






