Nesta sexta-feira, 17, o enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina, Nilton Leite, orientou profissionais dos CAPS’s, SAMU e UPA 24h sobre Técnicas de Contenção em pacientes psiquiátricos em situações de surto. Nilton abordou as técnicas de contenção mecânica e química, com uso de medicamento.
“Apresentei duas técnicas mecânicas uma que envolve cinco e a outra três profissionais durante a imobilização do paciente. É preciso que haja uma coordenação eficaz durante a ação, comunicação, transporte adequado do paciente entre outros cuidados”, explicou. Leite ainda frisou que após a contenção é preciso verificar em 30 em 30 minutos o estado do paciente e ressaltou que a técnica é um ato médico, por isso deve estar prescrita no prontuário.
Durante a capacitação também foram apresentados medicamentos que podem ser utilizados após a imobilização do paciente. O enfermeiro pontuou que as técnicas de contenção mecânica e química devem ser feitas quando as técnicas terapêuticas são insuficientes e o paciente é agressivo com a família, equipe ou qualquer outra pessoa.
Para a coordenadora do CAPS II, Adriana Lira, o momento “foi muito bom com esclarecimentos importantes que nos orientou como proceder em situações de surto em que, muitas vezes, o paciente parte para agressão física”, disse.
Fonte: ASCOM SMS/PMP