A secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência de Petrolina (SAMU – 192), registrou no ano de 2013 uma queda de 26% no número de trotes em relação ao ano anterior. Em 2012, foram contabilizados 4.695 trotes, já durante os meses de janeiro a dezembro de 2013 foram 3.467 trotes.
“O número ainda é muito alto, mas percebemos que houve uma redução significativa, isto é sinal que a população, principalmente as crianças, está mais consciente dos riscos de acionar o serviço em casos irreais”, afirma o coordenador do SAMU, Tiago Acioli.
Os meses com maior número de trotes são janeiro e junho, período de férias escolares. “No ano passado conseguimos reduzir este número durante o recesso das escolas. Em 2012, foram 448 e 443 trotes, em janeiro e junho, respectivamente; enquanto em 2013, os números caíram para 310 e 345 trotes”, complementa Acioli.
A secretaria de Saúde, através do SAMU, realiza o programa SAMU nas escolas para alunos da rede municipal de ensino. Durante os encontros são realizadas palestras sobre primeiros socorros e sobre a importância do serviço.
“Abordamos sobre as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, engasgo, queimaduras, afogamentos, e alertamos sobre os prejuízos acarretados ao serviço e , principalmente, à população por causa de trotes”, destaca o coordenador de Enfermagem do SAMU, Nilton Leite.
Secom Petrolina