O médico neurocirurgião e diretor do Neurocárdio, Dr. Samuel Moura, participou do XLI Congresso Latino-Americano de Neurocirurgia (CLAN), em Santiago, no Chile. O evento ocorreu no último trimestre desse ano de 2024, entre os dias 20 e 25 de outubro e reuniu mais de 900 participantes de toda a região. O Congresso destacou-se como um célebre evento tanto pela sua organização robusta como também pelo alto nível acadêmico das apresentações.
O CLAN 2024 teve como lema “Integração e Evolução em Neurocirurgia” e ofereceu cursos teóricos e práticos, além de um programa social, cultural e turístico. A programação do congresso contou com dois dias de cursos pré-conferência e quatro dias com abrangência de todas as subespecialidades da neurocirurgia.
De acordo com Dr. Samuel, o CLAN 2024 obteve um impacto significativo, com as salas de apresentação constantemente ocupadas e uma notável participação ativa nas atividades acadêmicas e educacionais.
“A organização do evento atingiu um padrão excepcional, com uma campanha de comunicação eficaz, facilitando o desenvolvimento das atividades programadas sem contratempos e com um ambiente propício à troca de conhecimentos e experiências. O congresso me proporcionou uma oportunidade incrível de compartilhar conhecimentos com colegas da América Latina, contribuindo para o avanço da neurocirurgia na nossa região. Explicou o neurocirurgião.
Ainda segundo as informações de Dr. Samuel, “a qualidade das apresentações foi notável, destacando-se as contribuições de neurocirurgiões de toda a América Latina, que apresentaram análises aprofundadas baseadas em sólidas revisões bibliográficas e casos clínicos representativos de casos de vários países. Além disso, todos os centros de treinamento em neurocirurgia do Chile estiveram representados, com a participação de suas equipes, o que evidencia o compromisso e a união da nossa comunidade no fortalecimento da especialidade.” Destacou.
Por fim, juntamente com os neurocirurgiões, o congresso contou com a participação de enfermeiros, residentes de neurocirurgia, cinesiologistas, radiologistas e outros profissionais de saúde, que também tiveram oportunidades de desenvolvimento profissional focadas nas suas áreas específicas. Esta abordagem interdisciplinar teve o objetivo de enriquecer a experiência e destacar a colaboração entre as diferentes áreas de apoio médico.
Diário da Região
.