O médico neurocirurgião e diretor do Neurocárdio, Dr. Samuel Moura, participou no período entre 07 e 10 de maio do curso Cadaver Lab Cavux que foi realizado em São Francisco, no norte da Califórnia, Estados Unidos.
O curso teve como objetivo apresentar e gerar experimentação sobre as inovações tecnológicas que estão chegando no Brasil para o tratamento de patologias da coluna cervical, em especial ao tratamento da hérnia de disco. A prática do curso foi realizada em cadáveres frescos em laboratório especializado da instituição.
De acordo com Dr. Samuel, a nova técnica foi aprovada recentemente no Brasil.
“Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, com redução muito significativa da agressão ao tecido muscular e ao tecido da pele subcutâneo. Essa técnica nos possibilita conseguir a mesma eficácia de uma cirurgia aberta, mas com a recuperação muito mais rápida. Então, conseguimos dar alta ao paciente mais rapidamente. O paciente apresenta bem menos dor ou qualquer tipo de intercorrência como hematoma e chance de infecção.”
“É importante ressaltar que através dessa técnica também conseguimos tratar pessoas com maior idade, pessoas mais velhas, diminuindo, sobretudo, as dificuldades durante o tempo cirúrgico, visto que esse tempo é reduzido.” Explicou.
Dr. Samuel fez parte da primeira turma de médicos brasileiros que participaram dessa especialização em uma instituição já referendada pela comunidade médica internacional.
“Hoje são poucos os centros de saúde aqui no Brasil que estão utilizando esse novo procedimento. E nós, Equipe Médica Neurocárdio, já podemos realizar esse procedimento aqui na cidade de Petrolina, colocando a Região do Vale do São Francisco como referência em evolução tecnológica e aumentando as opções terapêuticas para o tratamento cirúrgico dessas patologias da coluna cervical.” Destacou.
Diário da Região