O sanfoneiro do Vale do São Francisco conhecido internacionalmente, Targino Gondim, se prepara para lançar um novo disco em novembro deste ano. O trabalho traz uma outra vertente do cantor e compositor que é a religiosa. São 16 cânticos católicos no CD ‘Targino Gondim e Canções Divinas’, que reúne músicas conhecidas nacionalmente e outras três inéditas do artista.
O projeto foi idealizado desde 2005, mas o áudio foi gravado em Salvador-BA no final de agosto. A previsão é que o lançamento seja em novembro. Contudo, ele relata que ainda tem buscado apoio. “Eu fiz canções juninas e fiz dois volumes de canções de Luiz. Eu tinha esse projeto há muito tempo e sempre falava com uma gravadora ou outra. E com a chegada do Papa Francisco me deu uma reanimada e a gravação está saindo, a princípio, independente, mas estou em busca de apoio”, conta.
No repertório, estão canções que fazem parte de celebrações como missas, quermesses, novenas e que Targino sempre frequentou desde a infância por influência familiar. Segundo o músico, as canções do disco foram escolhidas por ele, mas teve uma ajuda da mãe e de um amigo. “Eu fiz uma primeira seleção, depois pedi a minha mãe para ouvir. O Roberto Malvezzi de Juazeiro-BA também me ajudou muito. Foi assim que eu consegui chegar nesse número de 16 músicas”, ressalta.
Três composições inéditas do artista estão no disco, uma delas dedicadas ao Papa Francisco, e que leva esse mesmo nome, feita em parceria com o compositor juazeirense Wilson Duarte. As outras duas músicas foram escritas em parceria com o poeta e escritor juazeirense Manuca Almeida ao longo dos últimos anos já pensando nesse trabalho.
Estão presentes no disco, “Hino ao Senhor do Bonfim” de Arthur de Salles/ João Antônio Wanderley, “Nossa Senhora da Conceição” de Dominguinhos/Anastácia, “Ave-Maria Sertaneja” de Júlio Ricardo, “Oração da Família”, de Padre Zezinho”, “Romaria” de Renato Teixeira”, entre outras.
Para Targino, esse trabalho é especial. “Eu acho que esse disco tem uma força muito grande por conta do conteúdo, traz a fé, alegria, devoção e agradecimento. Dentro desse CD, abordei os grandes santuários do Brasil, Nossa Senhora da Aparecida, Padre Cícero, Bom Jesus da Lapa, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Conceição. Locais que realizam as maiores romarias e todos eles foram lembrados nesse novo disco”.
O disco ‘ Targino Gondim e Canções Divinas’ se configura também como um agradecimento. “Esse CD é dedicado a tudo que tem acontecido comigo nesses quase 20 anos de carreira. Quero usar minha voz para ajudar pessoas a elevar o pensamento para o bem. Espero que elas escutem minha música e recebam coisas boas, esta é uma forma de agradecer”, destaca.
G1 Petrolina