No início de setembro do ano passado, Santa Maria da Boa Vista (PE) apareceu nos indicadores de violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) como a última colocada no ranking das dez cidades mais violentas do estado, no período de janeiro a agosto de 2012. Até o final do primeiro semestre, de acordo com o balanço da SSP, o município teria registrado 22 homicídios, enquanto a cidade que lidera a lista, Porto Alegre, teria encerrado o mesmo período com 297 casos.
A tranquilidade do município é afirmada pelo atual delegado da Polícia Civil de Santa Maria da Boa Vista, Emanoel Caldas. “Estamos vivendo momentos de paz, pois tivemos muitas dificuldades anteriormente, principalmente nos crimes contra a vida. Atualmente temos controlado essa situação. Hoje, temos um controle efetivo da criminalidade”.
Em entrevista exclusiva ao Diário da Região, o delegado disse que a demanda de policiais no município é o suficiente, mas que já solicitou um número maior para redobrar a segurança da localidade. “Temos uma demanda suficiente, mas sempre queremos mais, para mostrarmos serviços à comunidade. Estamos entrando em contato com nossos superiores para combatermos ainda mais a criminalidade em Santa Maria da Boa Vista”, disse.
Sobre o trabalho em conjunto com a Polícia Militar, o delegado afirmou que “o convívio com a PM é excelente, reflete bem no município no controle à criminalidade. Temos um combate sério à criminalidade. Procuramos de imediato providências legais cabíveis”, explicou. E alertou a população como ajudar nos trabalhos de combate à violência no município. “Digo à população que evite excesso de bebida alcoólica para evitar até mesmo briga com os mais próximos”.
O delegado explicou ainda que o trabalho das polícias não pode ser isolado. “Existe uma parceria com a prefeitura e com o Legislativo. Uma colaboração indispensável porque não envolve só a polícia. Envolve os órgãos públicos através de ações no meio social e orientações aos jovens quanto ao consumo de drogas e álcool. E isso a gente ver refletido bem no nosso município”, enalteceu.
Dando maior apoio ao combate à criminalidade, este ano representantes da Polícia Militar em Santa Maria da Boa Vista traçaram metas contra a violência na região. A ideia foi reduzir o número de homicídios e roubos nas duas cidades que compõem a Área Integrada de Segurança 25.
Comandantes, subcomandantes, chefes da Seção de Operações e auxiliares discutiram ações de combate aos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Na ocasião, eles também elaboraram estratégias para aproximar a comunidade da PM.
Por Gabriela Canário
Com informações Lu Muniz