O vaqueiro, grande símbolo do povo sertanejo, será mais uma vez o grande homenageado da 11ª Festa do Vaqueiro, que acontece em Santa Maria da Boa Vista, entre os dias 10 e 12 do próximo mês. “É uma tradição que vamos mantendo, resgatando a cultura da cidade, com o intuito do reconhecimento do vaqueiro que a profissão mais antiga que existe no nordeste”, explicou o coordenador do evento, José Mendonça, o ‘Mendoncinha’.
A festa, que já faz parte do calendário de eventos de Pernambuco, deve reunir vaqueiros de vários estados do Brasil. De acordo com o representante da Associação dos Vaqueiros da cidade, José Mendonça, o evento pretende dar mais valorização a estes profissionais. “O sertanejo é bravo, é forte e vamos continuar nesta luta para levar nossa cultura para o restante do país e do mundo. Nossa tradição vem se mantendo apesar de todas as dificuldades para que a tradição não se quebre”, disse.
A 11ª Festa do Vaqueiro começa na sexta-feira (10) a partir das 5h com uma alvorada. No mesmo dia haverá shows com bandas e o cantor Sérgio do Forró. No sábado (11) serão feitas as inscrições para o ‘pega’ de boi no mato e acontecerá um desfile dos vaqueiros. Também haverá uma missa campal às 17h.
Já no domingo (12), último dia da festa, acontece o tão esperado Pega de Boi, a partir das 8h. Nesta prova o prêmio será um moto. Mais tarde, às 16h, haverá shows com as bandas Ytalo e Maciel, Forró Pegado e Ton Bahia. O evento é organizado pela Associação dos Vaqueiros de Santa Maria da Boa Vista e acontece na orla da cidade.
Programação:
Sexta – 10/05 às 22h
Banda Local
Banda Show Mania
Sérgio do Forró
Mano Walter
Sábado – 11/05 às 22h
Banda local
Banda Pegada do Forró
Edson e Bruno
Toca do Vale
Domingo – 12/05 às 16h
Banda local
Ton Bahia e Ailton Barort
Ytalo e Maciel
Forró Pegado
Por Gabriela Canário
Com informações Lu Muniz