São Paulo terá grupo policial exclusivo para Copa do Mundo

pm_metroDurante 62 dias, São Paulo terá um grupo policial exclusiva para cuidar da segurança no mundial de futebol. De acordo com a PM, a partir de maio será criado o Comando de Policiamento para a Copa do Mundo. O modelo é inspirado no batalhão usado pela corporação de Minas Gerais na Copa das Confederações do ano passado.

Apesar de a competição começar em 12 de junho, 3.840 policiais militares de batalhões de elite do Choque da PM paulista vão trabalhar ininterruptamente desde 18 de maio até 18 de julho (cinco dias após a final, que acontece no estádio do Maracanã, no Rio).

Homens do 2º e do 4º batalhões do Choque vão atuar de maneira preventiva e ostensiva a partir do entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste. O estádio receberá seis partidas da Copa.

A PM informou que não vai tolerar manifestações violentas ou bloqueios nas vias que levam até a arena. Como ocorreu durante os protestos de 2013, armas não letais, como gás lacrimogêneo, poderão ser usadas. “Por segurança, não serão permitidas, por exemplo, manifestações que atrapalhem o fluxo de torcedores ao estádio. Balas de borracha poderão ser usadas para coibir atos violentos”, disse o capitão Rodrigo Custódio Garcia, chefe da seção de relações institucionais da PM para grandes eventos.

Para garantir a segurança dos turistas da Copa e dos paulistanos, a PM decidiu cassar os benefícios dos policiais. “De maio a julho não serão concedidas férias ou licenças prêmios”, afirmou Garcia. Em média, 10 mil PMs se afastam do trabalho num mês. Dessa forma, serão quase 20 mil policiais que deixarão de folgar durante a Copa.

Agentes do interior de São Paulo também ajudarão a reforçar o efetivo, com cerca de 800 PMs transferidos temporariamente para atuar nas Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Tropa de elite

De acordo com a Coordenadoria Operacional da corporação, os 3.840 policiais do novo comando terão à disposição veículos e aeronaves. Para efeitos comparativos, o efetivo da PM paulista em todo o estado é composto por 93 mil homens. A criação da “nova polícia” deverá ser publicada no Diário Oficial para definir quem será o comandante e especificar outras funções.

Esse novo modelo de comando para grandes eventos esportivos é inspirado no Batalhão da Copa, usado pela PM de Minas Gerais como experiência na Copa das Confederações. Considerada uma prévia para o mundial, a competição não foi realizada em São Paulo porque a Arena Corinthians não ficou pronta a tempo.

O Batalhão da Copa foi empregado em junho e conteve manifestações violentas de grupos contrários aos gastos públicos com a realização da competição no Brasil. Os policiais militares mineiros, porém, foram acusados de truculência pelos manifestantes.

O 2º Batalhão de Choque, que já atua em São Paulo na segurança de grandes eventos, continuará nessa função. O 4º Batalhão de Choque, que tem o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), poderá atuar, por exemplo, na varredura do estádio para detecção de bombas. Outro grupamento da PM atuará na segurança “aproximada”, ajudando na escolta de autoridades e delegações.

Ao contrário de jogos de competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e o Paulistão, as partidas da Copa não terão policiais militares no interior das arenas. A segurança será feita por vigilantes profissionais especializados, os stewards.

Jogos

O estádio do Corinthians receberá seis partidas da Copa. Em 12 de junho, uma quinta-feira, acontece a abertura, com a partida entre Brasil e Croácia às 17h pela fase de grupos. “O jogo que mais preocupa é esse”, disse o capitão da PM Custódio Garcia, que participa da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos.

Uma semana depois da abertura, no dia 19, a arena será palco de Uruguai x Inglaterra, às 16h. Ainda em junho, a Arena Corinthians sediará Holanda x Chile, às 13h do dia 23; e Coreia do Sul x Bélgica, às 17h do dia 26. Em julho, quando ocorrerão as disputas eliminatórias, o estádio vai receber dois jogos dessa fase. No dia 1º, às 13h, uma partida pelas oitavas de final e no dia 9, às 17h, uma das semifinais.

“Depois da abertura, o maior foco de preocupação da PM durante a Copa serão as Fan Fests e as Public Views [exibições públicas]”, afirmou o capitão. Realizadas no Vale do Anhangabaú em dias de jogos, as Fan Fests devem atrair mais de 5 mil torcedores, enquanto as Public Views, como o próprio nome diz, serão a exibição pública das partidas.

G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Os alertas de guerra na Europa que preocupam o mundo

post-image

Alertas feitos por autoridades europeias sobre a necessidade de o continente se preparar para um possível conflito têm elevado os níveis de tensão na região.

Na segunda-feira (25), um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) instou empresas na Europa a se prepararem para um cenário de guerra e a ajustarem suas linhas de produção e distribuição, a fim de ficarem menos vulneráveis ​​à chantagem de países como Rússia e China.

“Se pudermos garantir que todos os serviços e bens cruciais possam ser entregues, não importa o que aconteça, isso será uma parte fundamental da nossa dissuasão”, disse o presidente do comitê militar da Otan, o almirante holandês Rob Bauer, segundo a agência Reuters.

Em um evento em Bruxelas, Bauer se mostrou preocupado sobre uma possível dependência europeia em…

Read More
Política Relevantes

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

post-image

A taxa de desocupação no país, também conhecida como taxa de desemprego, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em outubro deste ano. A taxa é a menor registrada desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012.

O trimestre anterior, encerrado em julho deste ano, havia registrado taxa de 6,8%. Em outubro do ano passado, havia ficado em 7,6%.

A população ocupada (103,6 milhões) também atingiu recorde, ficando 1,5% acima da média do trimestre encerrado em julho e 3,4% superior a outubro.

A população desocupada recuou para 6,8 milhões, ou seja, 8% a menos (menos 591 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e 17,2% inferior a outubro de 2023 (menos 1,4 milhão de pessoas). É o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado…

Read More
Política Relevantes

Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF

post-image

A Polícia Federal (PF) concluiu que a disseminação de narrativas golpistas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro propiciou o recente atentado com um homem-bomba no Supremo Tribunal Federal (STF) e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

A conclusão está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O sigilo foi derrubado na terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

Na avaliação dos investigadores responsáveis pela conclusão do inquérito, a difusão de “forma rápida e repetitiva” de narrativas golpistas mantiveram o desejo de grupos extremistas de consumação do golpe que teria sido planejado pelo ex-presidente e seus aliados, mas não…

Read More
Política Relevantes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

post-image

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da…

Read More
Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More