Não é só em Brasília que o PT enfrenta dificuldades em eleições legislativas. Um dia após a derrota na capital federal, a bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia mostrou que não sabe perder. Retirou-se do recinto após constatar que falhou no sonho de impedir o atual presidente, Marcelo Nilo, de disputar, e ganhar, pela quinta vez. O adversário de Nilo até minutos antes da disputa, Rosemberg Pinto (PT), achava que a Constituição estadual não respalda reeleições ilimitadas. A justificativa, de não querer pactuar com uma ilegalidade, não funcionou nas duas últimas disputas para a mesma Assembleia, quando PT votou no atual presidente, cuja reeleição pela lógica da bancada petista já seria ilegal. Bola para a frente e é lá mesmo, no futuro, onde persistem algumas dúvidas provocadas pela retirada em massa de ontem. Com base em quais argumentos o PT poderia evitar o sexto mandato consecutivo do deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), daqui a dois anos, quando ele completar uma década à frente da Assembleia Legislativa? Quem vai acreditar que a disputa vai até o fim quando um candidato do partido do governador Rui Costa (PT) colocar o nome à disposição para tentar desbancar Nilo lá adiante?
De novo…
Presente em todas as eleições de Marcelo Nilo para a presidência da Assembleia, o insistente e solitário voto nulo deu as caras novamente na disputa de ontem. Em todos os outros quatro processos eleitorais, mesmo naqueles em que o atual presidente foi candidato único, alguém fez questão de anular, possivelmente rindo às escondidas ao imaginar a curiosidade que o voto desperta. Pois bem, com 52 presentes (a bancada do PT não participou), Marcelo Nilo recebeu 51 votos. Houve um nulo, e como sempre não se sabe de quem.
Não é ele
Por mais que discorde da manutenção de Marcelo Nilo na presidência, o petista Rosemberg Pinto conseguiu um bom álibi para afastar a teoria de que seria ele o deputado que anula o voto para presidente. Com a saída do PT do plenário de votação, sabe-se que não foi ele, nem qualquer outro dos companheiros de legenda. Outro que deve ser retirado da lista de suspeitos é o próprio Marcelo Nilo. Mesmo sendo candidato único, quem o conhece bem sabe que ele não deixaria de votar em si em nenhuma hipótese.
Visita administrativa
O prefeito ACM Neto (DEM) desembarca hoje a partir das 9h30 na Boca do Rio, acompanhado do secretariado para acompanhar de perto o andamento de uma série de obras do município no local. A agenda prevê passagens pelas ruas Emiliano Galiza, Abelardo Andrade de Carvalho, Clemente Mariano e pela Estrada do Curralinho, todas passando por obras de recapeamento asfáltico. O detalhe político: é a primeira vez que o prefeito vai ao local, reduto do deputado João Carlos Bacelar (PTN), após o rompimento entre eles.
Pílulas
Em entrevista, ontem, em Feira de Santana, o governador Rui Costa garantiu que o suspense sobre a chefia da Polícia Civil termina hoje com o anúncio do novo titular.
*Será instalada hoje, em Barreiras, a 850 quilômetros de Salvador, a Câmara Especial do Extremo Oeste. O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, estará presente à solenidade.
É só especulação ACM Neto (DEM), Prefeito de Salvador, falando sobre a possibilidade de mudar do atual partido para o PDT ou para o PL
Fonte: Satélite/Correio da Bahia






