O Programa Saúde em Movimento, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), tem o objetivo de prestar atendimento oftalmológico itinerante à população do Interior e já beneficiou, desde o seu surgimento em 2009, moradores de mais de 400 municípios. Em sua 62ª etapa, que aconteceu de 7 a 13 de janeiro, no Hospital da Criança de Juazeiro, Curaçá foi contemplado com mais de 280 atendimentos e 70 cirurgias de catarata.
Os atendimentos, que têm como público-alvo idosos a partir de 60 anos, de dez municípios próximos a Juazeiro, foram feitos por equipes especializadas que utilizam o que há de mais moderno na área de oftalmologia. Inicialmente, é feito o exame do aparelho ocular e em seguida o paciente já recebe o diagnóstico; se houver necessidade, é feito encaminhamento à sala de cirurgia. “Descobri que tinha catarata em 2012; minha visão estava muito ruim e eu não conseguia identificar as coisas com clareza, mas agora operei o olho esquerdo e já sinto melhoras”, contou o Agricultor Silvino José da Silva, de Riacho Seco, Distrito de Curaçá. A dona de casa Helenir Félix, residente da sede curaçaense, também demonstrou satisfação em ter conseguido fazer cirurgia. “Só tenho que agradecer, pois esse projeto é uma bênção de Deus. Agora eu vou enxergar”, comemorou.
O médico cirurgião, Ruy Cunha Filho, revelou a quantidade de atendimentos contabilizados. “Do dia 7 até a tarde desse sábado já realizamos uma média de 3 mil consultas. Até esse dia 13 a meta é consultar mais 2 mil pessoas e realizar 1.500 cirurgias de catarata. Para isso, temos nos empenhado. A equipe é composta por oito profissionais: três cirurgiões e cinco clínicos”, comentou. O Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, faz questão de acompanhar parte dos atendimentos, juntamente com gestores políticos municipais, a exemplo do Prefeito Carlinhos Brandão e a Secretária de Saúde, Tamiris Brandão, ambos do Município de Curaçá, além do Prefeito Isaac Carvalho, de Juazeiro, entre outros. “É o maior programa de acesso a serviços de oftalmologia”, ressaltou Solla.
O Prefeito Carlinhos Brandão falou sobre a importância dos atendimentos. “Vejo que muitas pessoas sofrem de problemas na visão, que é algo bastante sério. Esse projeto é muito bom e tem trazido uma esperança a mais para a população e nós ficamos felizes com isso. Estamos vendo uma forma de futuramente levar esses atendimentos itinerantes para Curaçá e assim poder beneficiar mais pessoas”, concluiu. “As pessoas beneficiadas foram escolhidas nas unidades básicas de saúde na Sede e Interior e encaminhadas pelos profissionais à Secretaria de Saúde de Curaçá. Nós garantimos transporte e alimentação e hoje estamos satisfeitos com a quantidade de curaçaenses beneficiados”, avaliou Tamiris.
Ascom da Prefeitura de Curaçá