A busca de soluções sustentáveis para convivência com o semiárido será um dos focos da IV Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que acontece de 26 a 29 deste mês, na Univasf Juazeiro. Na abertura do evento, será assinado convênio entre a Secretaria Estadual da Agricultura/Suaf/SDA/EBDA/Adab e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) para a implantação de campos de cultivo de uma variedade de palma resistente à Cochonilha-do-Carmim, nos municípios da região de Juazeiro. A assinatura do documento vai marcar também o encerramento da 27ª edição do programa Seagri Itinerante, que será iniciada no dia 24, no município de Campo Alegre de Lourdes, passando por Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho, terminando em Juazeiro.
Visando resultados mais imediatos para assegurar a alimentação animal no período de estiagem, o secretário Eduardo Salles vai solicitar à Agrovale que amplie a produção de bagaço de cana hidrolisado, usado na geração de energia, para atender à demanda dos produtores de ovinos e caprinos. O bagaço da cana associado com o milho e a palma complementa a alimentação animal. Essas providências foram debatidas durante reunião recente de representantes de Juazeiro com o secretário Eduardo Salles.
Palma adensada
As mudas produzidas nos campos que serão implantados serão distribuídas com os produtores associados à ACOSSFF no Território de Identidade Sertão do São Francisco, fazendo com que todos eles tenham em suas propriedades uma área de palma adensada. Isso, de acordo com o presidente da associação será de grande importância no sentido de viabilizar a convivência com o semiárido.
A Expovale vai expor cerca de 1.200 animais das raças Dorper e Santa Inês, dentre outras, e vai ainda sediar a 12ª Exposição Nacional Boer. A Bahia é o primeiro produtor nacional de caprinos e o segundo de ovinos, sendo Juazeiro a maior região produtora da Bahia. Para a abertura da Expovale foram convidados os presidentes da Faeb/Bahia e Faeb/São Paulo, respectivamente João Martins e Fábio Meireles. A Expovale traz ainda como novidade a Exposição do Cavalo Nordestino, além de cursos e palestras sobre criação, manejo, sanidade em animais, abate, corte e preparação de pratos. A expectativa dos organizadores é de atrair de 60 mil visitantes.