O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Carlos Andrade, participam, nessa quarta-feira (14), a partir das 8h, na unidade integrada FIEB Carlos Gilberto Farias, do lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo, que será realizado unidade integrada FIEB Carlos Gilberto Farias, em Juazeiro, norte do estado. A instituição apoia a iniciativa, que é da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O lançamento vai reunir gestores municipais, representantes de instituições federais e instituições financeiras para promover ações de estímulo ao desenvolvimento social e econômico dos seis municípios participantes do projeto. A programação inclui a apresentação de planos de ação da autarquia e dos parceiros da iniciativa para atrair investimentos e melhorar os indicadores sociais destas localidades.
Na Bahia, seis cidades participam do Projeto de Desenvolvimento Federativo: Andorinha, Jaguarari, Juazeiro (polo do projeto), Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas. As cidades foram selecionadas pela Sudene a partir de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho, além do PIB e do contingente populacional. Já o município-polo foi escolhido a partir da rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Este conjunto de cidades constitui a chamada célula de desenvolvimento federativo.
Entre as linhas de ação do projeto está a capacitação de gestores públicos e empreendedores. Estão previstas também outras atividades vinculadas ao Projeto de Desenvolvimento Federativo, como a ampliação da conectividade no território e o apoio a cadeias produtivas estratégicas. Todas estas iniciativas estão associadas a um diagnóstico participativo elaborado pela Sudene junto às gestões municipais para o levantamento de necessidades e potencialidades da economia de cada cidade.
Ascom Sebrae