Juazeiro Relevantes

Sebrae em Juazeiro sedia encontro para apresentar o programa Desenrola Rural

O Sebrae em Juazeiro recebeu na quarta-feira (19) agricultores e representantes de associações e sindicatos rurais da região Norte da Bahia, para apresentar o Desenrola Rural.

O programa do Governo Federal foi criado para facilitar a renegociação de débitos do setor em atraso para com os agentes financeiros.

A iniciativa está em vigor desde o dia 24 de fevereiro de 2025 e oferece descontos e condições especiais para quem está no campo possa regularizar a situação financeira e continuar investindo em sua produção.

O analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, coordenou o encontro e a apresentação do programa foi feita por uma equipe do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), agência Juazeiro, formada pelo gerente geral Hugo Santiago, pelos agentes de desenvolvimento Jorge Murilo e Sheila Cristina, pelo gerente de relacionamento Pronaf-BA, e pela agente de crédito Gabriel Farias, agente de crédito.

O evento foi construído com o apoio da Fetag-BA, que esteve representada pelo assessor sindical Iran Wilker, e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro, representado pelo Diretor Agnaldo Meira. Outras entidades também marcaram presença na reunião: a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), representada pelo presidente George Falcão, o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro pelo presidente Josival de Souza, e Priscila Sá, representando a Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Rural de Juazeiro.

O gerente do BNB em Juazeiro, Hugo Santiago, agradeceu ao Sebrae pela disposição em buscar alternativas para o desenvolvimento da economia no Vale do São Francisco. “A parceria com o Sebrae é um impulso muito grande para fortalecer cada vez mais a economia em nossa região, e a presença significativa dos produtores do setor, reforçada pelos representantes sindicais, reflete o interesse coletivo para buscar soluções, adquirir conhecimentos e seguir trabalhando em busca de alcançar os objetivos”, afirmou.

“Como diz o nome, o programa veio para ‘desenrolar’ possíveis entraves que existam nas operações de inadimplência. Por isso, ao invés de ficar esperando, o BNB se antecipou e está indo nas entidades e visitando comunidades. A nossa agência está de portas abertas para atender a todos que precisam de apoio ou mesmo uma informação que atenda às necessidades dos produtores e das produtoras para liquidar possíveis débitos e aprovar novos créditos”, acrescentou Santiago.

Regina Lúcia, diretora do Polo Sindical do Vale do São Francisco, ressaltou a importância do programa para o setor e destacou que ele é fruto de pauta do movimento Grito da Terra iniciado pelos produtores rurais, que chamava a atenção para as demandas da agricultura familiar. “Agradecemos ao Sebrae e BNB pela iniciativa, pois acreditamos que ele facilita o acesso a políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida da mulher e do homem do campo”, disse.

Anselmo Vital, engenheiro agrônomo e produtor rural no município de Curaçá (BA), considerou a reunião como produtiva. Para ele, o programa Desenrola Rural é muito importante para o setor, que sofre em função dos efeitos climáticos da seca e da oscilação dos preços dos produtos agrícolas. “Tudo isso tem influenciado muito na condição de pagamento dos investimentos e dos custeios que os agricultores têm feito, o que dificultam o acesso ao crédito. O programa oferece facilidades na renegociação e garante uma ficha limpa para o produtor que estava inadimplente, deixando-o apto para acessar um novo crédito”.

Agnaldo Meira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Juazeiro, complementa que o programa Desenrola Rural representa uma conquista do movimento Grito da Terra. “Ele possibilita negociações de dívidas de até 80% de desconto. Isso fortalece a agricultura familiar que, além de quitar débitos existentes, possibilita a chegada de novos créditos para que o agricultor continue trabalhando para fortalecer a segurança alimentar na região e no país”, destacou.

O analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, ressaltou a importância dos parceiros na mobilização do evento. “Estamos muito felizes em poder sediar um encontro como esse, focado no homem e na mulher do campo, perpassando desde a palestra realizada sobre gestão financeira, bem como a excelente explanação do BNB, a fim de que os agricultores regularizem as suas pendências, acessando novo crédito”, concluiu Amaral.

Ascom Carlos Humberto para ML Comunicação

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro acusa STF de motivação política e garante: “Não há candidato capaz de me vencer”

post-image

Após ter se tornado um dos oito réus em um julgamento por tentativa de golpe de estado e outros crimes, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o acolhimento da ação penal pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (26). Por meio das redes sociais, Bolsonaro fez o seu primeiro pronunciamento ao final da sessão da Suprema Corte. 

Embasado nos dados divulgados pelo Jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou: “Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato.”, escreveu. 

Considerado a maior liderança da extrema-direita, Bolsonaro define ainda que a decisão está pautada nos interesses de outros candidatos à eleição de 2026. “Nem tentam mais esconder. A…

Read More
Política Relevantes

Por unanimidade, turma do STF torna Bolsonaro e mais 7 réus tentativa de golpe

post-image

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral…

Read More
Política Relevantes

Câmara Federal vai a Irecê debater a seca que assola a região

post-image

A Comissão de Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat), da Câmara dos Deputados, realizará no próximo dia 25 de abril uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Irecê (BA). Os integrantes vão debater propostas para mitigar os efeitos da seca que afeta a região do estado.

“A seca e a estiagem prolongada na região já provocou, por exemplo, perdas na agricultura de sequeiro. Com a escassez de chuvas, as lavouras não conseguem se desenvolver e a safra de 2025 está praticamente perdida, deixando os produtores em alerta. A situação exige medidas urgentes, enquanto os produtores buscam alternativas para enfrentar uma das piores crises hídricas dos últimos anos”, declarou o presidente da Cedesnat, deputado Leo Prates (PDT-BA).

Segundo dados econômicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), a produção informal de leite…

Read More
Política Relevantes

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

post-image

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta terça-feira (24) às 9h30, se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista vão se tornar réus na ação.

O caso será julgado pela Primeira Turma da Corte, colegiado formado por cinco dos 11 ministros que compõem o tribunal. Se o ex-presidente e seus aliados se tornarem réus, eles vão responder a uma ação penal, que poderá terminar com a condenação ou absolvição das acusações.

O Supremo vai decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. O Núcleo 1 é composto pelos seguintes acusados:

    Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
    Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice…

Read More
Política Relevantes

Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic

post-image

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu, nesta segunda-feira (24), que o Banco Central (BC) desconsidere a inflação de alimentos e energia ao definir a taxa básica de juros, a Selic. A declaração vem após o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevar a Selic para 14,25% ao ano para conter a inflação.

Alckmin mencionou o exemplo do banco central dos Estados Unidos, que retira esses dois índices do cálculo dos juros básicos da economia estadunidense. “Uma taxa de juros elevada, como a Selic, em 14,25% ao ano, ela atrapalha a economia, porque torna muito caro o custo de capital”, disse, em evento promovido pelo jornal Valor Econômico.

Para o presidente em exercício, os aumentos nos preços de alimentos e energia são impulsionados por fatores…

Read More
Política Relevantes

Ministro do STJ que fez piada com ‘agilidade’ de baianos rebate governador: ‘Não vou me intimidar’

post-image

O ministro que viralizou nas redes sociais após fazer uma piada sobre a “agilidade de baianos” rebateu, nesta quinta-feira (20), uma crítica feita ao comentário pelo governado do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante uma nova sessão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida à tarde, João Otávio de Noronha se mostrou surpreso com a repercussão do caso e citou baianos para se defender.

“Eu fiquei triste ao ver que o governador soltou uma nota considerando o comentário xenofobia. Sou eu que vou hostilizar os conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas?”, afirmou.

Em seguida, o magistrado negou que tenha cometido um erro e afirmou que não vai se intimidar com a circulação da “brincadeira” que fez.

“Eu queria dizer que eu não vou me intimidar. Eu não…

Read More
Política Relevantes

Humberto Costa é oficializado presidente nacional do PT

post-image

O senador Humberto Costa teve seu nome referendado pelo diretório nacional do PT e foi oficializado como presidente do partido. Ele deixa de ser interino e assume em definitivo a vaga deixada por Gleisi Hoffmann até o final do mandato.

O ato acompanha a decisão da Executiva Nacional do último dia 7 de março. À frente do PT, a prioridade de Humberto será a condução do Processo de Escolha Direta (PED) da legenda.

Dentre as pré-candidaturas postas até o momento, o favorito é o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) – majoritária no partido, e a mesma de Humberto e outros medalhões.

“Hoje é um dia especial. O Diretório Nacional referendou a decisão da Executiva sobre meu nome como presidente nacional do PT. Vou trabalhar pela unidade na…

Read More
Política Relevantes

Congresso antecipa votação do orçamento 2025 para esta quinta-feira

post-image

O Congresso Nacional antecipou a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 para a tarde desta quinta-feira (20), a partir das 15h. Antes, a Comissão Mista do Orçamento (CMO) deve aprovar o relatório final apresentado na madrugada de hoje pelo relator, o senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Segundo o parecer do relator, o orçamento da União terá um superávit primário de R$ 15 bilhões neste ano, contra um déficit de R$ 11 bilhões em 2024. No ano passado, não foram incluídos no cálculo os R$ 32 bilhões usados para minorar a catástrofe climática do Rio Grande do Sul (RS). Os gastos primários são aqueles que excluem os recursos gastos com a dívida pública.

Até ontem, a previsão era de que a CMO votaria o parecer do relator apenas na tarde da sexta-feira…

Read More