O Sebrae realiza rodada de negócios na XIV Fenearte, que aquecerá o comércio da produção artesanal pernambucana, como tem ocorrido em todas as edições desse evento. Com uma área de 337 m² para exposição, divulgação e comercialização de produtos de artesãos de Pernambuco, resultado do trabalho anual de microempreendedores e microempresas do segmento. A Feira Nacional de Negócios do Artesanato 2013 (Fenearte), que este ano chega à sua 14ª edição, acontece de 5 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon/PE) em Olinda.
Organizada pelo Sebrae, a Rodada de Negócios será realizada nos dias 04, 05 e 06 de julho, das 14h às 20h, no mezanino do Centro de Convenções, com o objetivo de aproximar compradores de fornecedores do segmento do artesanato, proporcionando conquista de mercado durante e pós evento para os artesãos.
Negócios – Nesta edição, a Rodada contará com a participação de 28 compradores e estima-se que sejam realizados mais de 570 encontros, o que deve gerar um número superior a R$ 4,7 milhões em negociações diretas e para os próximos 12 meses.
Exposição e divulgação de peças – Espaço de 112 m², com 30 grupos produtivos, beneficiando aproximadamente 450 artesãos; na área de comercialização, 80 microempreendedores individuais farão exposição e venda de produtos.
Programação – Os empresários compradores chegarão ao Recife no dia 3 de julho. Aproveitando a antecedência, o Sebrae irá levá-los para conhecer o Centro de Artesanato de Pernambuco. Já no dia 7 de julho, após o período de rodadas, os empresários irão conhecer o quiosque Brasil Original, no shopping RioMar. O objetivo das visitas é apresentar os produtos, exclusivamente pernambucanos, em um só lugar.
AÇÕES – Este ano, o Sebrae participa com quatro espaços voltados para fechamentos de negócios, divulgação e comercialização de produtos das microempresas e microempreendedores individuais, que participam dos seus projetos de apoio à produção de artesanato.
As peças artesanais estarão expostas num espaço de 112 m², onde vão estar expostos produtos dos artesãos apoiados pelo Sebrae em diversas cidades de Pernambuco.
MATA SUL – A participação de alguns grupos de artesanato que a Unidade Sebrae Mata Sul trabalha está assegurado. De lá, participam os grupos: Arinquida (Rio Formoso), Bio Artes e Baobá (Ipojuca), Costurando Vidas e Papeis da Vida (Cabo de Santo Agostinho).
AGRESTE – As Mulheres de Argila (Alto do Moura, Caruaru) e Mulheres Produtoras (Santa Cruz do Capibaribe) seguem a linha sustentável, aproveitando resíduos industriais da confecção, como jeans e malha. O conselho Mãos e Cores é formado por grupos de artesãos do Agreste Central e Setentrional, que criaram caixas em formato de mulungu, para comercialização. No total, dez unidades produtoras de artesanato do agreste participam do espaço Sebrae na Fenearte.
SERTÃO – Representando o sertão pernambucano, a ONG Cidadã Florestana, o Santeiro de Ibimirim e a Associação do Artesanato do Sertão de Pernambuco (AASP). Umas das especialidades desses artesãos sertanejos é a fabricação de produtos a partir do couro de bode. São elaboradas bolsas, carteiras e até colares desse produto. Do Vale do São Francisco, o Sebrae irá trazer duas caravanas de empreendedores, que irão expor mais de 1.300 produtos. São peças esculpidas em madeira, cerâmica, pedra e biscuit, algumas em forma de animais símbolos do interior do estado.
TOP 100 – O Espaço Top 100 terá 216 m² e contemplará os ganhadores nacionais do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato 2012, realizado pelo Sebrae Nacional. Os artesãos que não participarem de exposição direta na Fenearte, vão mandar as suas peças e participar a distância. Os artesão que integram o Programa Sebrae 2014 também terão um estande para os produtos artesanais desenvolvidos pelos grupos, que será em uma área de 9m². Esse espaço também servirá de extensão do Quiosque Brasil Original, no Shopping RioMar, que apresenta peças desenvolvidas com foco no mundial de futebol de 2014.