Seca faz governo declarar situação de emergência em 106 cidades baianas

O governo da Bahia declarou situação de emergência em 106 cidades baianas por conta da seca que atinge o interior do estado.

O decreto estadual leva em conta um relatório recente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que ressaltou os graves prejuízos causados às atividades produtivas do estado como a agricultura e a pecuária pela escassez de chuvas.

“A falta do abastecimento de água nos municípios baianos tem gerado o exaurimento de grande parte dos mananciais que fornecem água potável às comunidades rurais, distritos e cidades. […] A estiagem prolongada tem provocado danos ambientais, bem como danos à subsistência e à saúde da população em diversos municípios”, aponta o texto do decreto assinado nesta terça-feira (14) pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.

Com a declaração de situação de emergência, o governo autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para empenhar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta aos efeitos da estiagem.

Veja a lista de municípios baianos em situação de emergência, conforme decreto publicado pelo governo baiano no Diário Oficial desta quarta (15):

 

MUNICÍPIO
1 Abaíra
2 América Dourada
3 Antônio Gonçalves
4 Aracatu
5 Barra do Choça
6 Barra do Mendes
7 Boa Nova
8 Bom Jesus da Serra
9 Boninal
10 Boquira
11 Botuporã
12 Brejões
13 Brotas de Macaúbas
14 Brumado
15 Caetanos
16 Cafarnaum
17 Campo Alegre de Lourdes
18 Canarana
19 Candeal
20 Caraibas
21 Casa Nova
22 Castro Alves
23 Caturama
24 Central
25 Cipó
26 Conceição do Almeida
27 Condeúba
28 Contendas do Sincorá
29 Cordeiros
30 Érico Cardoso
31 Fátima
32 Filadélfia
33 Feira de Santana
34 Guanambi
35 Heliópolis
36 Iaçú
37 Ibiassucê
38 Ibipeba
39 Ibiquera
40 Ibitiara
41 Ibititá
42 Igaporã
43 Ipupiara
44 Irajuba
45 Iramaia
46 Iraquara
47 Itaguaçú da Bahia
48 Itaquara
49 Itatim
50 Itiruçú
51 Itororó
52 Ituaçú
53 Iuiú
54 Jacaraci
55 Jacobina
56 Juazeiro
57 Jussara
58 Jussiape
59 Lagoa Real
60 Lamarão
61 Licinio de Almeida
62 Macaúbas
63 Maetinga
64 Malhada
65 Marcionilio Souza
66 Milagres
67 Morpará
68 Morro do Chapéu
69 Mortugaba
70 Mulungu do Morro
71 Muquém do São Francisco
72 Nova Canaã
73 Nova Fátima
74 Nova Redenção
75 Nova Soure
76 Oliveira dos Brejinhos
77 Ourolândia
78 Palmeiras
79 Paramirim
80 Pedro Alexandre
81 Piatã
82 Pindaí
83 Piripá
84 Planalto
85 Presidente Dutra
86 Ribeira do Amparo
87 Rio de Contas
88 Santa Bárbara
89 Santa Inês
90 São Felipe
91 São Gabriel
92 São José do Jacuipe
93 Sátiro Dias
94 Sento Sé
95 Serrolândia
96 Souto Soares
97 Tanque Novo
98 Tanquinho
99 Tremedal
100 Uibai
101 Urandi
102 Valente
103 Várzea da Roça
104 Várzea do Poço
105 Wagner
106 Xique-Xique

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

Geraldo Alckmin afirma que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720…

Read More
Política Relevantes

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

post-image

O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país, podemos estar diante disso. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, com as formalidades, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas, ao mesmo tempo, sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Haddad informou que tem conversado diariamente com o presidente…

Read More
Política Relevantes

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

post-image

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More