Diante da escassez de chuva e pasto no município de Casa Nova, interior da Bahia, a Feira de Caprinos e Ovinos poderá ser comprometida. Para o secretário de Agricultura do município, Carlos de Castro (Cacá Viana), o município vem passando por uma das piores secas dos últimos 40 anos, diante dessa situação os criadores não terão condições de ter um rebanho com boas pesagens para serem negociados.
“A nossa intenção é realizar uma feira com resultados positivos, trazendo bons reprodutores para que possamos melhorar a qualidade dos nossos criatórios, já que temos um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do interior da Bahia, mas mesmo assim, estamos conversando com o prefeito Wilson Cota para saber qual o caminho a ser tomado. Estamos tomando medidas emergenciais juntamente numa força tarefa com o secretário de obras Roner Paulo Gomes e a Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia – CERB, no sentido de recuperar todos os nossos poços profundos e abertura de novos poços, no interior do município, para aumentar a oferta de água e consequentemente o aumento do pasto”, disse o secretário.
Outro problema que Castro avalia é a não participação dos agentes financeiros, como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste – BNB. “Se não tiverem bons animais no evento como é que eles terão retorno?”, questionou Cacá. “A nossa intenção é realizar um evento com a participação dos grandes criadores de outras regiões, já que o nosso objetivo é colocar a qualidade em cima da quantidade de nosso rebanho, e se não tiver esses requisitos a feira torna-se inviável”, finalizou o secretário.
Da Redação