De 07 a 11 de abril, a Secretaria da Saúde de Juazeiro promoverá a Semana de Humanização. Serão diversas atividades com o objetivo de mostrar para comunidade e profissionais a importância da oferta do cuidado integral e humanizado aos usuários do SUS de Juazeiro; além de demonstrar – de forma interativa – como os projetos vêm acontecendo na cidade desde 2009 e propor a construção de futuras atividades que gerem bem-estar, harmonia e cuidado.
Os eventos entre os dias 07 e 10 serão das 8h às 17h e o encerramento acontece das 8h às 12h. O único encontro que não é aberto ao público é o do dia 10 de abril, ‘ Reencontros de Cuidado’, sediado no Centro de Saúde III, Angari. Neste dia apenas os participantes do “Curso Teórico-Vivencial de Humanização e Cuidado Integral” reativarão as memórias relembrando as ações e os aprendizados ocorridos ao longo do trabalho desenvolvido ano passado e que contribuíram de forma efetiva na formação interior e na melhor relação com a gestão. Os demais serão abertos à comunidade.
Nos dias 07 e 08, acontece a exposição ‘Humanização em Fotografias’, na Praça da Misericórdia, onde serão exibidas fotos com participações de convidados e profissionais de saúde em eventos com temas relacionados à humanização. O trabalho vai descrever cenas das atividades da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), registradas na Maternidade e no Hospital Universitário da Univasf. O grupo da universidade atua em ambientes hospitalares levando alegria e minimizando o sofrimento dos pacientes.
Visando o bem-estar de quem passa por um hospital, no dia 09, na Maternidade de Juazeiro o projeto ’Jardins do Cuidar’ será desenvolvido. A proposta é construir jardins nos espaços internos e externos, proporcionando ambientes agradáveis e convidando os profissionais e usuários a participarem do plantio e montagem, como também do constante cuidado do jardim.
O fechamento da Semana de Humanização será na Maternidade, dia 11 de abril, quando será realizada roda de conversa “Doulas – Voluntárias do Parto”. Na ocasião, será discutido como funciona o trabalho das Doulas na Maternidade, através de roda de conversa, com as presenças de uma doula, uma usuária com acompanhante, além da Diretora de Humanização, Luciana Florintino e a Diretora Médica da unidade, Fabíola Dantas.
A Semana de Humanização está sendo promovida a partir da mobilização que está ocorrendo a nível nacional, através do Ministério da Saúde.




