Nesta quinta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Humanização, Gestão de Trabalho e Controle Social, realizou oficina para grupo de idosos do Serviço de Convivência da Melhor Idade do CRAS, bairro João Paulo II.
Com o tema “Auto-cuidado na Melhor Idade”, a psicóloga Carla Lorena Pesqueira e a enfermeira Ticiane Moura Ferro iniciaram as atividades com dinâmicas para trabalhar a autoestima. A palestra aconteceu na Associação de Moradores do bairro e também teve como objetivo fortalecer as relações sociais na terceira idade, aumentando a qualidade de vida e consequentemente, a saúde.
“É uma maneira de conscientizar cada um quanto à importância de não ter certos bloqueios emocionais, pois o que sentimos reflete no nosso organismo e podem prejudicar a mente, o corpo e a saúde. É importante que em todas fases da vida o ser humano se cuide, se ame e tenha boas relações dentro de casa, na sociedade e no ambiente externo. O que acontece no dia a dia também reflete na nossa saúde”, ressaltou a psicóloga Carla Lorena.
A psicóloga chama atenção também para alguns cuidados. “A história de nossa vida é composta de momentos de prazer e dor, portanto, devemos sempre procurar ter pensamentos positivos, fazer exercícios, ter uma alimentação saudável e estar de bem consigo mesmo. Cuidar da tristeza para não causar uma doença. Não devemos nos isolar do mundo e praticar sempre o que nos faz bem. Nos amar, nos valorizar e nos cuidar sempre”, disse Lorena Pesqueira.
“As dinâmicas foram promovidas de acordo com o relato de vivência do grupo”, afirmou a enfermeira Ticianne Moura, que completou, “com os exemplos de vida e opiniões de cada um, desenvolvemos atividades para promover o auto-cuidado, saúde e qualidade de vida. O cuidado não está apenas no uso da medicação. Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde não é apenas ausência de doença e sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, esclareceu a enfermeira.
O evento também contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), representando a Equipe de Saúde da Família do bairro, além dos profissionais do CRAS do João Paulo II. Para a agente de saúde, Josiele Ferreira de Jesus, o momento foi muito especial. “A aula vai contribuir e facilitar nosso trabalho com a comunidade, principalmente, os mais idosos, além de proporcionar uma tarde divertida e de aproximação para os moradores daqui. Adorei. Que se repita por mais vezes”, comentou.
Na opinião da costureira, Maria das Graças Silva, 63 anos, aluna do CRAS, a palestra foi maravilhosa. “Além de aprender coisas interessantes para a saúde, sorrir, dancei, brinquei e falei. Foi muito bom e divertido”, registrou.
A aposentada Eliel Teixeira Carvalho, 75 anos, saiu satisfeita do encontro. “Não vejo a hora de ter outro momento igual. Foi muito bom, revi colegas, troquei opiniões e ainda vou acrescentar algumas atividades no meu dia a dia. O importante é ser feliz”, concluiu.