Fortalecer a parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Estado da Bahia foi o principal objetivo da reunião entre o secretário Maurício Barbosa e representantes da categoria, na tarde desta quinta-feira (23), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O aprimoramento da monitoração das imagens, registradas nas câmeras implantadas nos coletivos, esteve entre os itens a serem melhorados.
“Tivemos uma reunião em janeiro, quando se discutiu a necessidade de melhorar a qualidade das imagens gravadas dentro dos coletivos, proporcionar maior celeridade na entrega desse material à polícia, no caso de crimes ocorridos no interior dos veículos, e dar visibilidade dos pára-brisas traseiros ocupados por publicidade, e nada foi resolvido até o momento”, disse Maurício Barbosa. O secretário informou ainda que uma nova reunião será agendada com a Prefeitura de Salvador objetivando solucionar essas questões.
O secretário ressaltou também que um aplicativo da SSP se encontra em fase final de criação, com um espaço destinado para o combate ao roubo de coletivos. “Investimos em tecnologia, mas precisamos da participação de todos nesse processo. Já estamos em desvantagem com relação à legislação penal, pois rotineiramente prendemos assaltantes de ônibus e, num curto espaço, os capturamos novamente pela mesma prática”.
Já o presidente do sindicato, Hélio Ferreira, reconheceu o esforço das polícias Militar e Civil e afirmou que os rodoviários querem ser parceiros da SSP no combate à violência em coletivos. “Pretendemos buscar soluções em conjunto e levaremos essas demandas para os proprietários das empresas”.
Fonte: GOV BA