Atendendo a um convite do Centro Educacional Infantil(CEMEI), no bairro Antônio Cassemiro, a secretaria de Acessibilidade de Petrolina realizou nesse final de semana mais uma ação voltada para as crianças com necessidades educacionais específicas. A partir de um programa cheio de atividades diferenciadas e que promovam a inclusão das pessoas com deficiências físicas, a ação foi recheada de atividades lúdicas, culturais e de aprendizagem.
A oficina foi ministrada pela professora Sirlene Caxias e representou a culminância do Projeto Vivendo e Aprendendo com as Diferenças realizado pelo CEMEI. “A nossa missão é transformar o olhar da população para as pessoas com deficiência e com isso endossarmos a luta em defesa dos seus direitos na sociedade. Essas ações nos remetem a um olhar diferente, respeitando as pessoas em suas especificidades, considerando que todos temos limitações, mas não há limites para as superações”, explica a professora Sirlene Caxias.
Alunos, pais e professores participaram do momento e puderam sentir um pouco de como são algumas situações vivenciadas no cotidiano pelas pessoas com deficiência. Segundo a secretária de Acessibilidade de Petrolina, Rosemary Andrade, essas oportunidades são essenciais para a educação das crianças. “Precisamos aprender a respeitar e conviver com as diferenças desde cedo, por esse motivo a oficina se torna essencial na educação das crianças, para minimizar as atitudes de preconceito e promover a aprendizagem a partir das diferenças”, ressalta.
Texto com informações de Fernanda Marins e Soraide Cavalcanti
Fotos : divulgação