Artistas e grupos culturais juazeirenses estão recebendo assessoria da Secretaria de Cultura e Juventude do município, que disponibilizou uma equipe de técnicos especialistas em projetos culturais, além de estrutura para as inscrições contando com computadores e internet. O objetivo é orientar e ajudar na formatação de projetos para concorrer aos editais da Secult, que está disponibilizando R$ 41 milhões para toda a Bahia.
Até o momento a secretaria já ajudou a formatar e inscrever 12 projetos das mais variadas linguagens artísticas, como a literatura, a música, o teatro etc. O tradicional grupo folclórico “Congos da Vila Jacaré” foi um dos que tiveram a oportunidade de pela primeira vez participar de editais visando estruturar e fortalecer essa rica manifestação cultural do município.
O músico Júlio Ramos foi outro que conseguiu enviar à Secult um projeto de um CD intitulado “Amor Roxo”, voltado para o incentivo à valorização da música de raiz e também conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, tendo o mesmo surgido a partir do resultado de um trabalho realizado pelo artista no programa Mais Educação, cujos instrumentos utilizados foram confeccionados a partir de materiais reciclados.
“Meu objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso a uma música produzida com novas harmonias e, além de entreter, também provoque reflexão sobre a necessidade de cuidarmos melhor da nossa fauna, da nossa flora, dos nossos rios e mares. A secretaria está de parabéns por nos apoiar nesse processo burocrático que até hoje parecia ser uma barreira quase intransponível”, elogiou.
A assessoria oferecida pela Secretaria de Cultura e Juventude está tendo o apoio do Centro Público de Economia Solidária (CESOL). Márcio Ângelo, diretor de cultura do município, informou que o objetivo é tornar os artistas e grupos mais autônomos e capacitados a transformar em projetos as ideias que surgem.
“Os recursos da Secult estão aí, com editais abertos todos os anos e nosso papel enquanto poder público municipal é incentivar e dar as condições necessárias para que os nossos artistas e grupos se capacitem e possam participar, buscando recursos diretos que possibilitem a realização dos seus projetos. Com isso iremos aumentar e melhorar a qualidade da nossa produção cultural”, destacou.
O prazo de inscrições dos projetos se encerra no próximo dia 20 e os interessados devem comparecer ao prédio da secretaria, situado na Avenida Carmela Dutra (Orla 1), nº 683, Centro, das 08h às 14h. Ou ligar para o telefone (74) 8832 8239.