A secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina, nos últimos seis meses, vem desenvolvendo diversas atividades que objetivam minimizar os prejuízos provocados pela seca na região. Dentre elas estão inclusos o conserto e montagem de poços, distribuição de forragem para animais, construção de barragens, limpeza de aguadas, entre outros.
“ Conseguimos consertar cerca de vinte poços instalados nas comunidades de Rajada, Terra Nova, Uruás, Caititu, Cristália, Capim, Pau Ferro, Simpatia e a previsão é que esses serviços sejam ampliados para outras localidades”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Raimundo Nonato.
Desde o início do ano, 594 toneladas de volumoso de milho (mistura de palha de milho e espiga) foram distribuídas para as comunidades da área de sequeiro. A ação acontece em conjunto com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“O Governo do Estado fornece a forragem e a Secretaria faz o transporte até as localidades beneficiadas. O milho forrageiro é uma alternativa de alimentação para os animais principalmente no período de estiagem”, frisa Nonato.
Para o segundo semestre está prevista a liberação do Garantia Safra, que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) da Secretaria da Agricultura Familiar do governo federal. Serão liberados para o município o valor de R$ 3.046.080,00, divididos em 05 parcelas de R$ 152,00. Ao todo 4.008 famílias serão atendidas.
Texto: Alinne Torres