Desenvolver novas alternativas de economia auto-sustentável em parceria com Associação de Moradores. É isso que a secretaria de Agricultura está buscando junto aos moradores do povoado de Picos II, em Nova Descoberta. A ideia é fortalecer a agricultura familiar local juntamente com a associação de moradores e pescadores. As alternativas apresentadas foram o desenvolvimento da apicultura, a criação de uma horta comunitária, criação de galinhas e melhorias nas condições da criação de peixes. Quarenta famílias estão envolvidas no processo e serão beneficiadas .
Pelo acordo entre as partes, todos os custos ficam por conta da Associação e o apoio técnico pela Prefeitura, através de contratos com instituições de ensino para aplicação de cursos técnicos e capacitações para os moradores desenvolverem as atividades firmadas na parceria.
“A cooperação entre governo municipal e comunidade só pode ocasionar bons resultados para que desenvolvamos uma economia solidária, fortalecendo a agricultura familiar. É uma forma de sustentabilidade dessas famílias e temos que estar engajados e correr atrás de parcerias com órgãos educacionais para preparar a comunidade para encarar os desafios propostos,” ressalta o secretário de Irrigação de Petrolina, Otávio Carvalho.
Para a implementação da pesca, a PMP, cadastrou no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses, SINCONV , doze tanques escavados para criação de Peixe e doze Tanques redes também para criação de Peixe. Agora aguarda apenas a aprovação pelo Ministério da Pesca.
Texto: Soraide Cavalcanti