A prefeitura de Sobradinho realizou através da Secretaria Municipal de Educação, nos dias 28/05 e 29/05, a Conferência Municipal de Educação em preparação à CONAE/2014. A Conferência agregou os diversos segmentos da sociedade organizada e foi considerada um evento de alto nível tanto pela metodologia aplicada que facilitou a organização e a discussão dos eixos temáticos,quanto pelos debates ocorridos nas Mesas de Interesses que revelaram a seriedade com a qual cada participante investiu nas discussões. Para a Secretária municipal de Educação, Ducilene Kestering a Plenária da conferência atuou brilhantemente em três momentos: o primeiro, aprovou o Regimento Interno da Conferência, o segundo momento aprovou as propostas encaminhadas pelas Mesas de Interesses e o terceiro, elegeu os delegados para a COEE(Conferência Estadual de Educação).
A Conferência ocorreu solenemente no Plenário da Câmara de Vereadores com momentos culturais e se estendeu ao dia 29 no Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães, durante todo o dia. O evento seguiu as orientações da Conferência Nacional onde foram disponibilizados 3 eixos: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos do qual discorreu o professor Celito Kestering; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente, contando com a conferencista Maysa Maria Torres Sanjuan e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho, através da conferencista: Edileuza Santos.
“A plenária final, realizada após proposições em grupos superou todas as expectativas da Secretaria Municipal de Educação, em termos de público, contando com mais de quinhentos conferencistas que permaneceram presentes até a escolha das delegadas que participarão da Conferência Estadual, sendo elas: Ducilene Kestering, professora e secretária de educação e a professora Teresa Cristina de Sousa. Vale salientar que, todas as propostas votadas serão implementadas num documento que será defendido pelos delegados na Conferência Estadual e, posteriormente, na Nacional que ocorrerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014”, disse a secretária.
Durante a Conferência, fez-se uma revisão no Plano Municipal de Educação do Município, a fim de promover uma atualização e aditivas de interesses comuns a todos os Sobradinhenses. Na oportunidade percebeu-se que o município tem que avançar e que o Plano de Carreira do Servidor Público do Município está defasado, comparado ao que está sendo pensado para o país, segundo a Secretária Municipal de Educação. Ainda em seu discurso, a mesma enfatizou que a Educação deve alcançar as metas e diretrizes do PNE – Plano Nacional de Educação. Dessa forma, justifica-se a necessidade de avançar nas políticas públicas.
O Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, fez alusão ao grande mestre da Pedagogia dos Oprimidos, Paulo Freire, dizendo que “Ninguém educa ninguém, nós nos educamos em comunhão”. Enfatizando assim que a responsabilidade para com a educação é de todos e que a participação da sociedade e o engajamento dos pais, alunos e conselhos farão de Sobradinho a Estrela do São Francisco.