Os 27 proprietários no entorno do Canal Morto do Projeto Pontal têm motivos para comemorar. Após solicitação feita pela secretaria e Irrigação, a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) irá liberar 2 l/s (litros por segundo) para cada propriedade, representando avanço e uma grande conquista para as famílias da área.
De acordo com o secretário de Irrigação, Otávio Carvalho, o próximo passo da Prefeitura de Petrolina é elaborar juntamente com esses proprietários, os projetos técnicos, utilizando a vazão destinada pela CODEVASF e torná-los produtores bem sucedidos.
“O prefeito Julio Lossio designou a secretaria de Irrigação para dar apoio técnico e jurídico aos 27 proprietários no início dessa luta pelos direitos desse grupo. Hoje, temos essa vazão de água, mas continuamos dando apoio para que eles desenvolvam atividades como piscicultura e apicultura”, destaca Carvalho.
O Canal Principal foi construído através de uma negociação entre os proprietários das terras e a CODEVASF. O acordo afirmava que a Companhia se comprometeria em deixar uma tomada d’água em cada propriedade, para irrigar entre dois a seis hectares.
Com o surgimento das Parcerias Públicas Privadas (PPP’S), introduzidas pelo Ministério da Integração, a administração CODEVASF até o ano passado, havia esquecido o acordo, mas a gestão municipal conseguiu resgatar esse pacto. Com isso, as 27 propriedades serão inseridas na atividade de produção do Projeto do Pontal.
Secom Petrolina