A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, em parceira com a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), comemora nesta sexta-feira (23) o Dia Nacional do Campo Limpo. Com o apoio do SEBRAE, ADAB, além de outros setores da Prefeitura de Juazeiro, a exemplo da Saúde, a Campanha do “Projeto Campo Limpo” acontecerá no Auditório do Distrito do Perímetro Irrigado de Maniçoba a partir das 8h da manhã.
O projeto visa orientar os produtores quanto ao recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de pequenas propriedades da zona rural, incentivando os trabalhos educativos sobre os procedimentos adequados para a devolução dessas embalagens. A destinação final correta dos recipientes vazios de agrotóxicos é importante para a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente. “A Prefeitura de Juazeiro apoia essa campanha que acontece todos os anos, entre os meses de setembro e outubro, onde trabalha mobilizando os produtores dos cinco perímetros: Curaçá, Maniçoba, Mandacaru, Tourão e Salitre para participarem do evento a fim de estarem envolvidos com a questão da educação ambiental”, contou o diretor de meio ambiente, Josival Barbosa.
No dia do evento, os presentes assistirão à palestra “Superando as dificuldades e vencendo os desafios na agricultura” com o facilitador Mário Fujii, e também serão orientados pela palestrante Ítala Damasceno sobre o “Monitoramento e flutuação populacional de mosca de fruta no Vale do São Francisco”. Na oportunidade serão disponibilizados serviços paralelos com tendas montadas: do setor da saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, tenda EPI e ADAB. “O intuito da secretaria na participação do evento é unificar os trabalhos para que a conservação ambiental seja uma realidade”, disse Edvan Gonçalves, secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública.