A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) em alusão ao aniversário do Rio São Francisco que completa 512 anos da chegada dos portugueses a sua foz, celebrando ainda os 20 anos da peregrinação de um grupo de religiosos liderados pelo Bispo Dom Luiz Cappio que lutaram em defesa do Rio, iniciará atividades durante toda a semana, começando por este sábado (28) para reafirmar a importância na preservação do Rio e área ambiental.
A programação terá início com uma reunião no sábado (28) onde a equipe de meio ambiente da SEMAOP estará ouvindo as necessidades colocadas pelos barqueiros e barraqueiros da Ilha do Rodeadouro. Será discutido nesse primeiro momento fatores que envolvem a manutenção da Ilha, como sua limpeza e preservação, e seu potencial turístico. Na oportunidade, um plano de ação será orientado pela equipe de meio ambiente para um reordenamento das barracas. Nesse plano, a Prefeitura de Juazeiro através da secretaria reúne todos os órgãos e suas especificidades. Cada um estará se comprometendo no instante da reunião a estar fazendo sua parte pelo bem da Ilha e, no entanto, pelo bem do Rio São Francisco. Representantes da Marinha, IBAMA, SESP, Vigilância Sanitária, INEMA, Bombeiros e demais interessados foram convocados a participar deste momento a fim de saberem das suas responsabilidades quanto a preservação da área.
Como ponto de partida para as atividades que acontecerão durante a Semana do Rio São Francisco, a reunião ainda servirá para envolver todos os presentes nas ações que serão realizadas ao longo dos dias:
Dia 01/10 – Palestra às 19h no povoado do Rodeadouro para os moradores
Dia 02/10 – Ação de Limpeza na Orla de Juazeiro durante a manhã.
Dia 03/10 – Mutirão de limpeza na Ilha do Rodeadouro, instalação de placas educativas como “Não jogue lixo no Rio” e plantio de mudas nativas.
Dia 04/10 – Apoio e participação no Encontro das Escolas do Vale do Salitre às 14h com o Projeto ‘Trilha Cultural’ na Escola José de Amorim, localizada na Lagoa do Salitre.
Dia 10/10 – Seminário ‘Rio São Francisco – 512 anos de ameaças e 20 anos de peregrinação’ que acontecerá na UNEB encerrando a semana.