As atividades em comemoração aos 512 anos do Rio São Francisco, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro atenderam na manhã desta quinta-feira (03) o povoado do Rodeadouro e também na Ilha. Durante todo o período foi realizado um trabalho de conscientização com os freqüentadores e moradores do local com demonstrações de limpeza e de preservação do Rio.
A ação teve o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) que realizou a limpeza através da ajuda do maquinário – patrol, retroescavadeira e caçamba – bem como da equipe de 26 agentes de limpeza que se dividiram entre o povoado e a Ilha.
Cerca de 50 alunos, voluntários, da Escola Municipal José de Amorim, da Lagoa do Salitre, coordenados por Joelma Ribeiro participaram e aprovaram a ação. “Apoiamos a iniciativa da Prefeitura e todos os anos planejamos em participar de uma ação como essa, e temos visto o resultado no comportamento dos alunos dentro da sala de aula”, disse a coordenadora.
Alunos da agrotécnica e integrantes do Departamento de Ciências Humanas da UNEB compartilharam da mesma idéia. O estudante Newton Mendes ficou surpreso com a quantidade de lixo encontrado na beira do Rio. “Não tinha prestado atenção nesse tanto de lixo até começar a catar. Dá até receio de entrar no Rio novamente para tomar banho”, disse Newton.
Os participantes puderam presenciar com o recolhimento o tipo de lixo encontrado como: garrafas, papel higiênico, papel de biscoitos e doces que poluem o Rio. Com explicações curtas durante o trajeto, a equipe orientou a todo o momento os presentes para que evitassem deixar os restos do que é consumido em qualquer lugar, pois o acumulo é prejudicial ao meio ambiente. A falta de cuidado com o meio ambiente foi sentida pelos alunos que no tempo de 10 minutos em que recolheram o lixo do local, encheram um saco de lixo de 50 litros, e mesmo assim tudo continuava sujo.
Somente na Ilha, foram retirados 40 sacos de lixo na ação desta manhã. Além desse mutirão, o lixo é recolhido pelos agentes todos os dias através do trabalho da Secretaria de Serviços Públicos. “É um trabalho de formiguinha, porque as pessoas sujam mais do que limpam. Mas, estamos fazendo nossa parte. E vamos dar continuidade a esse trabalho.”, disse o secretário de meio ambiente e ordem pública, Edvan Gonçalves.