SESAU
A Diretora de Humanização e representante da Comissão da Semana do Bebê, Carla Lorena Pesqueira, representando a Secretaria da Saúde de Juazeiro, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (31), no CRAS de Sobradinho com lideranças da aldeia Caximá, mais conhecido como povo Truká, a fim de discutir as atividades que deverão ser desenvolvidas em prol da primeira infância e do povo em geral.
A aldeia é uma comunidade pequena, fica localizada a 5 km da cidade e conta com 17 famílias, sendo 23 jovens entre crianças e adolescentes e um bebê de dois meses. Com o objetivo de incentivar a cultura regional, a Semana do Bebê do Vale do São Francisco de Sobradinho faz sua abertura na Comunidade Indígena Truká e segue com atividades nas UBS, CRAS, CREAS, Escolas, etc.
O líder da comunidade indígena Truká e estudante do curso de Direito, Rafael Truká, afirma que está programado na Semana do Bebê Regional trabalhos voltados à convivência da criança, com o objetivo de buscar melhorias para o desenvolvimento da primeira infância. Na aldeia a população pratica agricultura de subsistência, e as mulheres cuidam da casa, das crianças e ajudam na roça.
“É louvável essa atitude de estarmos inseridos na Semana do Bebê Regional, contribuindo para fortalecer as crianças na integração social, na cultura. É também uma forma da comunidade ganhar espaço, ganhar o mundo”, disse o jovem Rafael Truká que ressaltou ser preciso ser realizado mais ações na área social, de integração e de participação popular na comunidade.
Antigamente as atividades educacionais eram realizadas na aldeia, hoje as crianças e adolescentes já vão para as escolas com o transporte escolar. A SESAI, Secretaria Especial de Saúde Indígena, atende na própria localidade com o apoio de uma equipe multiprofissional, a exemplo de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, o ACI (Agente Comunitário Indígena) e o ASI (Agente de Saneamento Indígena).
A Cacique Rita Prosperina destaca os avanços na comunidade. “Sinto-me privilegiada na minha comunidade, quando eu era criança nada disso existia, eram muitas dificuldades, hoje as oportunidades melhoram e fico feliz por esses avanços”, declarou.
A representante da Comissão de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira desta a importância da regionalização da Semana do Bebê. “Para nossa cidade, essa articulação é fundamental, pois atendemos usuários de várias localidades, inclusive de Sobradinho, e essas atividades vão valorizar ainda mais a qualidade de vida da população, seja na área de educação, saúde, social e até mesmo cultural, o Vale do São Francisco cresce com isso. Parabenizo a equipe de Sobradinho por também está se articulando para a realização do evento proposto pela UNICEF”, concluiu Pesqueira.