ASCOM SESAU
De 10 a 16 de maio a Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará a Semana do Bebê 2015. Nesse sentido a comissão da Semana do Bebê reuniu-se na tarde de segunda-feira, 30, no auditório da Secretaria de Saúde com o objetivo de ampliar a temática para a região e valorizar as ações em prol da primeira infância.
Estiveram presentes na reunião representantes da cidade de Sobradinho/BA, Petrolina/PE, da Unimed Vale do São Francisco, profissionais da rede da Atenção Básica de Juazeiro, CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social.
As estratégias das políticas públicas que buscam maior qualidade de vida para as crianças e adolescentes foram discutidas por todos os representantes que destacaram a importância da comunidade interagir desde o início com a comissão para o desenvolvimento das atividades.
A comissão da Semana do Bebê de Juazeiro está convidando municípios vizinhos para realizar na mesma época o evento, a fim de ganhar corpo e o entendimento da sociedade de que a ação é uma política pública que deverá ser acompanhada por todos os usuários dos serviços de saúde, educação e social, como compromisso a ser exercido não só pela rede pública como também pela rede privada.
Para Célia Regina, articuladora do Selo UNICEF de Petrolina participar do encontro foi muito importante. “A Semana do Bebê é uma ação muito importante, que envolve o setor da saúde, educação e social, por isso viemos discutir as possibilidades de se fazer uma Semana do Bebê regionalizada”, disse.
Durante o encontro foi discutido a programação que se inicia na Maternidade Municipal de Juazeiro e segue com atividades em toda rede intersetorial, com mini-cursos, mesas redondas e palestras entre os dias 13 e 14 na UNIVASF, com a possibilidade de participações da UNICEF Nacional e Estadual e da Unimed do Vale do São Francisco.
As inscrições serão realizadas pelos profissionais da rede de Juazeiro, bem como de outros municípios, a fim de capacitar a região sobre a importância dos indicadores para uma melhor qualidade de vida na primeira infância.
Shirley Oliveira, articuladora do UNICEF de Sobradinho destaca a possibilidade de uma Comunidade indígena estar inserida na programação do evento. “A Semana do Bebê é um evento voltado para a família, para os direitos da primeira infância e Sobradinho vai trabalhar em ação conjunta com os demais municípios para fortalecer ainda mais esse evento. Estamos planejando na programação inovar com a cultura indígena, com o intuito de fazer uma ação diferenciada neste ano na Semana do Bebê”, expressou a articuladora.
A diretora de Humanização Carla Lorena Pesqueira destacou a importância da parceria com as cidades vizinhas. “Aos poucos vamos unindo forças para inserir a sociedade no processo de construção e idealização de um projeto tão amplo como a Semana do Bebê da UNICEF, que abrange o Brasil e o mundo. Estamos felizes por mais essa conquista que Juazeiro participa em prol dos direitos constituídos em lei. A Semana do Bebê do Vale do São Francisco é uma conquista do povo, das mães, das crianças, da sociedade em geral”, concluiu.