A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina recebeu, na manhã desta terça-feira (14), duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Os novos veículos são habilitados para conduzir os diversos casos que necessitam de um atendimento imediato, garantido o pronto atendimento dos usuários e a sua remoção para as unidades hospitalares.
Para a secretária municipal de saúde de Petrolina, Lucia Giesta, a chegada das novas ambulâncias representa mais uma conquista e reforça o compromisso de cuidar da saúde dos petrolinenses. “A cada dois anos precisamos renovar a frota do SAMU, porque são veículos circulam bastante. No final de 2012 fizemos o nosso pedido de renovação ao Ministério da Saúde e agora recebemos os novos carros, que chegam com toda a estrutura e equipamentos necessários para o tipo de atendimento prestado pelo SAMU”, declarou.
Nos próximos dias, as duas unidades já estarão nas ruas de Petrolina. Enquanto a Unidade de Suporte Básico vai atender as necessidades menos complexas dos pacientes, a Unidade de Suporte Avançado, que é uma UTI móvel, prestará atendimento aos pacientes em um estágio de saúde agravado, com maiores complicações ou risco de morte.
Para ter acesso ao serviço, o usuário faz a sua solicitação por telefone e recebe a orientação da equipe de médicos e telefonistas auxiliares de Regulação Médica (TARM) do SAMU. “Um médico regulador acolhe e identifica os chamados, julga as solicitações, classifica o nível de urgência e a natureza de cada chamado e define o recurso adequado ao atendimento. Isso pode envolver desde um conselho médico, até o envio de uma USA, dependendo da complexidade, para prestar o atendimento no local”, explicou o coordenador geral do SAMU em Petrolina, Tiago Acioli.
Após a avaliação, caso necessário, o paciente será transportado de forma segura para o serviço de saúde que possa atendê-lo, garantindo a continuidade da atenção prestada inicialmente pelo SAMU.