Na manhã desta segunda-feira (03), os enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Petrolina participaram de uma atividade de capacitação para a Campanha de Vacinação contra Poliomielite 2013. A formação, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), tem como objetivo qualificar todos os profissionais da área de enfermagem para acolher as famílias e as crianças no momento da vacinação. De acordo com a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização no município (PNI), Jeane Morais, a capacitação é mais uma etapa que visa melhorar a atenção à saúde. “Todos os enfermeiros estão preparados para realizar uma campanha segura e para cumprir a meta de vacinação de Petrolina”, afirmou. Os enfermeiros da zona urbana e rural de Petrolina receberam formação técnica para manusearem os equipamentos, materiais e insumos de vacinação. Os enfermeiros foram orientados sobre a faixa etária das crianças que chegam as unidades para a vacinação, além de receberem todas as informações sobre dose de vacinação e cuidado com a saúde de todas as crianças.
Devem ser vacinadas todas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que até o dia 21 de junho pelo menos 95% do público-alvo seja imunizado, tanto na área urbana como na zona rural. O percentual equivale a 23.588 crianças.
A poliomielite é uma doença viral e altamente contagiosa, que afeta, principalmente, crianças pequenas, causando paralisia e deformações no corpo. Como não existe tratamento específico para a poliomielite – apenas seus sintomas são tratados -, somente a prevenção, através da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.
Texto: Aurílio Marcos