A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu nesta terça-feira (02) um encontro para apresentação dos projetos do PET-Saúde desenvolvidos na rede de saúde pública do município.
A reunião teve o intuito de tornar conhecidas as ações desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho e Saúde (PET-Saúde), além de estabelecer um diálogo mais direto entre os Grupos do PET-Saúde e coordenadores e diretores da SMS.
Dentre os projetos, foi apresentado o “Perfil Epidemiológico e Educação em Saúde para Doenças de Chagas”, que tem o intuito de tornar conhecido, sintomas, estágios, tratamentos da doença de Chagas; além de traçar o perfil epidemiológico de Petrolina. Os agentes comunitário de Saúde (ACS’s) de uma AME e de cinco Unidades Primárias em Saúde (UPS), já passaram por um curso informativo de capacitação, a fim de difundir o conhecimento sobre a doença entre os profissionais e a comunidade.
Para a diretora de Atenção Básica de Petrolina, Sátira Cavalcanti, a parceria “acarreta bons resultados para as comunidades, além de fortalecer as áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde – SUS, de acordo com as necessidades de cada comunidade”.
Texto: Gabriella Moura