A diretora de Atenção Básica do município, Juliana Modesto e o médico e preceptor, Marco Túlio Pereira participaram de curso de aperfeiçoamento que visa capacitar os profissionais em programas de residência médica para integrar o projeto de formação de gestores e preceptores.
O curso é uma parceria do Ministério da Saúde com Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP/HSL e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, o qual o município de Petrolina faz parte. Com a criação do Programa Mais Médicos, em 2013, o intuito é criar mais vagas de residência médica até 2018 ligadas, principalmente, à Rede de Atenção Básica de modo a universalizar essa residência para todos os graduados em medicina.
“Petrolina já vem trabalhando com a visão de uma formação mais adequada e com visibilidade à atenção básica, principal porta de entrada dos usuários. Estamos com grande expectativa para acrescer ainda mais ao município, que já é destaque no cenário nacional, vista a quantidade de formação em residência que já acontece: Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia, Anestesiologia, Neuropediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral e Vascular”, destaca a diretora da Atenção Básica Juliana Modesto.
A gestora da pasta, Lucia Giesta, expressa sua satisfação em ver sua equipe tão empenhada e auxiliada por profissionais que são referência no país. “É muito gratificante saber que Petrolina está entre os municípios amparados por facilitadores como Márcia Amaral, que ocupou o cargo de Secretária Executiva do Ministério da Saúde, na formação de médicos preceptores da Residência Médica; acertamos quando em 2010, apoiados pelo prefeito Julio Lossio, iniciamos a Residência de Medicina de Família e Comunidade, já formamos vários preceptores e nossa experiência tem sido apresentada como exitosa para outros municípios”, afirma a Secretária de Saúde Lúcia Giesta.