Recentemente o Ministério da Saúde (MS) lançou a versão digital do cartão SUS, que é a identidade do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o novo aplicativo o governo pretende facilitar o acesso do usuário às informações e trazer economia para os cofres públicos.
“É mais uma opção para a população e com o aplicativo em seu celular o usuário não precisará do documento impresso. A versão digital também permite um maior controle do estado de saúde da pessoa por parte do usuário e do profissional de saúde. Na gestão Julio Lossio mais de 345 milcartões foram feitos”, frisou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
O aplicativo só pode ser baixado por quem já tem o número do cartão SUS. “Para aqueles que ainda não têm é só se dirigir ao Centro de Convenções, de segunda a sexta-feira, 7h às 13h”, informou a diretora de Regulação Mara Gonçalves. O aplicativo já está disponível para smartphones com sistema Android.
Siga as etapas para emitir o cartão SUS digital
1ª Fazer o download do aplicativo “Cartão SUS Digital”, logo após deve inserir o CPF, a data de nascimento e endereço de email, em seguida, a pessoa precisa conferir seus dados.
2ª Na segunda etapa o indivíduo entra em uma área destinada a criar um perfil da saúde e nesse espaço é possível registrar se o usuário tem alguma alergia, pressão alta ou diabetes, se faz uso contínuo de medicamentos, o índice de massa corporal e os exames realizados. Esses dados podem ser visualizados pelo médico durante o atendimento.
Fonte: ASCOM SMS/PMP