A manhã da última quinta-feira, 13, foi bastante produtiva e movimentada no Centro de Atenção Psicossocial – Caps II, serviço ofertado pela secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. Na ocasião, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, a diretora de Atenção Especializada, Juliana Granja, e a secretária Executiva de Ações de Saúde, Luciana Mendes, participaram da inauguração da horta da unidade e prestigiaram a Semana da Saúde, que acontece até a próxima terça-feira.
“Estou muito feliz em ver as conquistas e os avanços do CAPS II, através da participação dos profissionais e pacientes. A horta foi uma ideia muito acertada da nossa coordenadora do CAPS II e sua equipe, pois é mais uma opção de atividade que irá incentivar o convívio social e a independência de cada paciente, bem como a realização da Semana da Saúde que tem ofertado uma gama de serviços de saúde e beleza com resgate da autoestima de nossos usuários”, afirmou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Durante a inauguração Lucia entregou camisas e bonés personalizados para os cinco pacientes colaboradores da horta, que estarão trabalhando diretamente no seu cultivo e preservação, logo após, foram plantadas as primeiras sementes.
Serão produzidos pimentão, alface, cebolinha verde, beterraba, cenoura, coentro e tomate, os alimentos serão utilizados na alimentação dos pacientes da unidade, bem como dos usuários do CAPSi e CAPS AD. “Eu quero parabenizar a equipe do caps, por que está tudo maravilhoso. A horta está linda, a semana da Saúde está sendo muito boa, pois já fiz todos os exames”, contou Wilton Ribeiro, paciente da unidade há nove anos.
O momento também foi reservado para a inauguração da nova fachada do CAPS II, que tem como slogan “Saúde Mental: Uma responsabilidade de todos”. “Decidimos construir a identidade da unidade, com missão, visão e valores, para que a integração paciente, família e instituição seja positiva e traga bons frutos, principalmente para nossos usuários”, enfatizou a coordenadora da unidade Adriana Lira.