Para o Brasil, é estimado mais de 60 mil novos casos de câncer de mama só este ano, ainda segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Com o intuito de vencer a luta contra a doença, Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta terça-feira (15) o dia ‘D’ de combate, prevenção e conscientização do câncer de mama em todas as unidades de saúde do município.
Durante a mobilização serão realizadas palestras educativas, exame clínico das mamas, agendamento de mamografia, também será disponibilizado o exame de citologia oncótica (preventivo), além da distribuição de material informativo para a população.
“Nossa luta se intensifica no mês de outubro, com o Outubro Rosa, mas é importante que todas as mulheres tenham a consciência que cuidar do corpo, da saúde, da mente é gesto de amor à vida. O câncer de mama é uma doença que tem cura e se detectado precocemente as chances de cura são bem maiores”, enfatizou a secretária de Saúde de Petrolina Lucia Giesta.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. A partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente o exame de mamografia. É importante que a mulher tenha o hábito de realizar o autoexame, mas este método de prevenção não exclui a realização do exame clínico.
Gabriella Moura