A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) através do Projeto Sanar, implantou este ano o Programa de Controle da Doença de Chagas no município de Petrolina.
Entre os meses de janeiro e maio, foram realizadas pesquisas em 51 localidades da zona rural do município para detectar a presença do inseto triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro, transmissor da Doença de Chagas.
“Dessas 51 localidades, foram encontrados barbeiros em 33 localidades, ou seja, áreas positivas para barbeiros. Diante desse resultado a secretaria de Saúde, está realizando borrifações nos domicílios positivos, como estratégia de interrupção do ciclo de transmissão da doença de Chagas”, esclarece o gerente de Endemias de Petrolina, Jailson de Araújo.
Até o final de agosto uma equipe composta por cinco agentes de Endemias estará visitando as áreas infectadas para realizar a borrifação. “Após este período, até o mês de dezembro, vamos realizar novas pesquisas”, acrescenta Araújo.
A Doença de Chagas é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatomíneo) conhecido como barbeiro. Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço são os principais sintomas da doença.