A secretária de Saúde, Lucia Giesta, participou nesta terça-feira (04) da cerimônia de comemoração de 2 anos de criação do programa do Governo Federal “Mais Médicos para o Brasil”, lançado em julho de 2013. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com discursos da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Saúde, Arthur Chioro e do ministro da Educação Renato Janine.
Em dois anos, o programa levou 18.240 médicos a 4.058 municípios e 34 distritos indígenas, 72,8% dos municípios atendidos, beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas. Os números representam um aumento de 33% em consultas nas Equipes de Saúde da Família e redução de 4% nas internações por causas sensíveis à Atenção Básica.
Durante a cerimônia foi lançado o cadastro nacional dos especialistas para ver quantos são e onde estão para a formatação do programa “Mais Especialidades”. Ainda durante o evento foi anunciada a criação de mais 3 mil bolsas de residência médica. Em Petrolina, há 5 anos, existe a Residência Médica de Família e Comunidade, hoje, considera a 3ª maior do país.
“O Brasil e, consequentemente, Petrolina têm muito a comemorar, pois o ‘Mais Médicos’ é um programa exitoso que tem mostrado resultados extremamente importantes para a saúde pública do país. Em Petrolina, a intenção do prefeito Julio Lossio é ampliar cada vez mais o número de médicos e as ESF, o programa Mais Médicos e a Residência, são uns dos mecanismos que oportunizam esta ampliação” disse a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Em Petrolina, são 13 profissionais, entre brasileiros, cubanos e boliviano, que atuam nas unidades dos bairros Jardim São Paulo, Cohab VI, Loteamento Recife, Centro, Areia Branca, São Gonçalo e nas unidades da zona rural de Rajada, Izacolândia e os projetos de Irrigação N5 e N7.
Fonte: ASCOM SMS/PMP